1º de novembro é considerado o Dia Mundial do Veganismo. Para comemorar a data, fique por dentro desse movimento que busca ajudar os animais e o planeta!
Você sabia que dia 1º de novembro é o Dia Mundial do Veganismo ou Dia Mundial do Vegano?
Para comemorar essa data especial, vamos falar mais sobre o movimento vegano e seus benefícios, a origem desse dia e ainda dar dicas par quem quer entrar no veganismo, confira!
O que é o veganismo?
O veganismo é um estilo de vida que tem como propósito não colaborar com a exploração, o confinamento e o abate de animais, valorizando seus direitos e bem-estar.
Além disso, o veganismo também tem como objetivos a proteção do meio ambiente e, ao mesmo tempo, a promoção da saúde, considerando que o consumo regular de vegetais e frutas, por exemplo, contribuem para a prevenção de doenças, como pressão alta, câncer e a obesidade.
As pessoas adeptas do veganismo têm uma dieta vegetariana estrita, ou seja, além de não comer carnes, não consomem ovos, leite ou mel, também não usam roupa de origem animal, como couro ou pelos naturais e nem cremes que tenham ingredientes de origem animal ou que tenham sido testado em animais, por exemplo.
Diferenças entre veganismo e vegetarianismo
Você ainda não sabe muito bem as diferenças entre veganismo e vegetarianismo? Fique tranquilo! Nós vamos explicar:
- Alimentação: Veganismo exclui todos os produtos de origem animal, enquanto o vegetarianismo apenas exclui a carne, permitindo laticínios e ovos.
- Produtos de origem animal: Veganismo abrange todos os aspectos da vida, evitando produtos de origem animal em roupas e produtos testados em animais, enquanto o vegetarianismo foca principalmente na alimentação.
- Variações: No veganismo, existem veganos estritos e flexíveis, enquanto no vegetarianismo, há o ovolactovegetarianismo, lactovegetarianismo e pescetarianismo, que variam na inclusão de laticínios, ovos e peixes na dieta.
Como surgiu o Dia Mundial do Veganismo?
O Dia Mundial do Veganismo ou Dia Mundial do Vegano comemora-se sempre no dia 1º de novembro.
A data foi criada em 1994 por Louise Wallis, que na época era presidente da The Vegan Society, na Inglaterra.
O dia foi instituído para homenagear o 50º aniversário de fundação da organização e a invenção dos termos vegano e veganismo.
Benefícios da dieta plant-based
Veja alguns benefícios da dieta plant-based:
- Melhora o seu condicionamento físico.
- Reduz a chance de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
- É uma dieta rica em nutrientes.
- É eficaz no combate a doenças cardíacas.
- Diminui os níveis de açúcar no sangue e melhora função renal.
- Diminui as dores de artrite.
Quer saber mais sobre esses benefícios? Clique aqui!
Dicas para entrar no movimento vegano
Decidiu seguir o estilo de vida vegano? Então é muito importante que você esteja atualizado sobre tudo o que vem acontecendo no veganismo.
Existem 2 principais movimentos veganos:
- Segunda sem carne: é um movimento que te incentiva a retirar as carnes toda segunda-feira.
- Veganuary: é um movimento que te incentiva a deixar as carnes, leites e ovos de lado por um mês.
Além disso, para se informar sobre a realidade do veganismo, seja ela sobre os animais, nossa saúde ou o meio ambiente, você pode pesquisar informações em sites, canais do Youtube, livros, documentários e palestras.
Saiba mais sobre como transitar para o veganismo clicando aqui.
Leia também:
Veganismo e flexitarianismo: entenda as diferenças
Documentários veganos imperdíveis
Conheça 10 mitos sobre o veganismo