Ainda está na dúvida se seguir uma alimentação plant-based é saudável? Confira 6 benefícios cientificamente comprovados desse tipo de dieta
Mesmo sendo um tema bastante falado nos últimos anos, a alimentação vegana ainda gera muitas dúvidas.
Afinal, excluir da dieta ingredientes de origem animal realmente faz bem para a saúde?
Estudos mostram que quando praticada com acompanhamento e um cardápio equilibrado, a dieta vegana pode trazer inúmeros benefícios para o organismo.
Abaixo, listamos seis impactos positivos e cientificamente comprovados que a alimentação sem carne e derivados de animais tem para a sua saúde. Confira!
Melhora o seu condicionamento físico
Adotar uma dieta vegana pode ser benéfico para manter um corpo mais forte e com mais energia.
Se o objetivo for perder peso, a alimentação baseada em plantas pode ajudar, por eliminar muitos alimentos não saudáveis que tendem a causar problemas de peso.
Além da perda de peso, seguir uma dieta vegana pode proporcionar mais energia para atividades físicas.
Reduz a chance de desenvolvimento de alguns tipos de câncer
Embora não haja cura para o câncer, uma dieta vegana pode reduzir os riscos de desenvolver alguns tipos da doença.
Estudos indicam que a ingestão regular de legumes pode diminuir o risco de câncer em até 9 a 18%.
Além disso, consumir pelo menos sete porções de frutas e vegetais frescos por dia pode reduzir em até 15% o risco de morte por câncer.
Dado que veganos tendem a consumir mais frutas, legumes e verduras, uma revisão recente de 96 estudos concluiu que eles apresentam um risco 15% menor de desenvolver ou morrer de câncer.
Entre os tipos de câncer cujo risco pode ser reduzido, destaca-se o câncer de próstata, o câncer de colo e o câncer de mama.
É uma dieta rica em nutrientes
É importante entender que uma dieta vegana não consiste apenas em saladas, e que é possível obter os nutrientes que nosso corpo precisa através de uma alimentação plant-based.
Ao deixar de consumir carnes, leites e ovos, é necessário substituí-los por alimentos integrais, como grãos integrais, frutas, legumes, feijões, ervilhas, nozes e sementes, ricos em nutrientes.
Estudos mostram que dietas veganas tendem a ser mais ricas em fibras, antioxidantes e compostos vegetais benéficos, além de serem mais ricas em potássio, magnésio, folato e vitaminas A, C e E.
É eficaz no combate a doenças cardíacas
A dieta vegana costuma apresentar baixos níveis de colesterol e gorduras saturadas, diminuindo o risco de entupimentos de veias e artérias, evitando a ocorrência de infarto.
Além disso, ao adotar uma alimentação livre de carne e derivados de animais, é possível reduzir a ingestão de sódio, o qual é um fator de risco para doenças cardíacas.
Diminui os níveis de açúcar no sangue e melhora função renal
Seguir uma dieta vegana pode aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir em até 50–78% o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Estudos mostram que a dieta vegana é mais eficaz em reduzir os níveis de açúcar no sangue em diabéticos do que as dietas recomendadas pela Associação Americana de Diabetes (ADA), American Heart Association (AHA) e National Cholesterol Education Program (NCEP).
Além disso, pesquisas relatam que substituir a carne por proteína vegetal pode diminuir o risco de insuficiência renal em pacientes diabéticos.
Diminui as dores de artrite
Existem estudos que indicando que adotar uma dieta vegana pode reduzir os sintomas de artrite em pessoas que sofrem com essa condição.
Um desses estudos mostrou que pacientes que seguiram uma dieta vegana por seis semanas apresentaram níveis mais elevados de energia e melhor funcionamento geral do que aqueles que não fizeram mudanças na sua alimentação.
Outro estudo apontou que a eliminação do consumo de laticínios, em conjunto com uma dieta vegana sem glúten, pode ser ainda mais promissora para melhorar a saúde de pessoas com artrite reumatoide.
Leia também:
Conheça livros sobre dieta vegana, vegetariana e plant-based
Alimentação vegana para crianças
Alimentação vegana para atletas