Saiba o que são parabenos, onde são utilizados e por que você deve evitá-los em produtos consumidos no seu dia a dia.
O que são parabenos e para que servem?
Os parabenos são conservantes utilizados para preservar produtos como cosméticos, alimentos e medicamentos. Eles são uma mistura de compostos químicos que incluem o metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno e butilparabeno.
Devido à sua eficácia na inibição do crescimento de bactérias e fungos, os parabenos são frequentemente adicionados a produtos que requerem uma longa vida útil. Além disso eles possuem baixo custo e boa disponibilidade no mercado, facilitando o uso por muitas indústrias.
Onde podem ser encontrados?
Os parabenos são muito comuns em cosmético e produtos de higiene pessoal, mas também podem ser encontrados em alimentos. Veja alguns exemplos abaixo:
- Cosméticos: creme, hidratante, sérum, máscara facial, protetor solar, entre outros.
- Maquiagens: batom, rímel, sombra, base, demaquilante, etc.
- Produtos de higiene pessoal: sabonete, xampu, condicionador, máscara capilar, creme dental, desodorante, e outros.
- Alimentos: compota, geleia, refrigerantes, doces, gomas, gelatina, ketchup, entre outros.
- Medicamentos: alguns xaropes, fármacos endovenosos, cremes, pomadas, loções, entre outros.
Por que não usar produtos com parabenos?
A segurança dos parabenos tem sido objeto de debate nos últimos anos. Alguns estudos sugerem que os parabenos podem ter efeitos negativos na saúde humana e para o meio ambiente.
Os estudos mostraram que os parabenos podem:
- gerar doenças de pele;
- causar câncer de mama e outros tipos de câncer;
- interferir no sistema endócrino; e
- causar impactos ambientais negativos.
Efeitos na pele
Os parabenos são substâncias capazes de causar reações indesejadas. Entre elas estão as alergias e dermatites de contato, principalmente devido à exposição contínua da pele aos compostos químicos, o que pode resultar em um efeito cumulativo e tóxico ao organismo.
Câncer
Os parabenos imitam as ações realizadas pelo estrogênio, elevando o nível do hormônio feminino no organismo. Essa elevação contribui para o aumento da divisão celular e o risco do desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama, de ovário e de útero.
Problemas endócrinos
Os parabenos podem alterar o metabolismo ou interagir como um receptor de hormônios, causando disfunção na diferenciação sexual, formação de cistos nos ovários (tendência para ovário policístico).
Meio ambiente
Outro fator de preocupação em relação ao uso de parabenos são as possíveis consequências ambientais já que eles são introduzidos em ecossistemas aquáticos pelo esgoto.
Pesquisas sobre o impacto dessas substâncias no ambiente aquático indicam potenciais efeitos nocivos a animais marinhos, algas, mangues, microrganismos e oceanos, que são expostos continuamente a altas concentrações do conservante.
Como evitar o uso de parabenos?
Para identificar o uso de parabenos em produtos, crie o hábito de ler os rótulos e busque por ingredientes como: metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno e butilparabeno.
Alternativas aos parabenos
A melhor alternativa aos parabenos são produtos que usam conservantes naturais, como os conservantes à base de óleos essenciais, como o óleo de melaleuca, que possui propriedades antimicrobianas e antifúngicas.
Outra opção é o ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, que possui propriedades antioxidantes e ajuda a prolongar a vida útil dos produtos.
Na plataforma Atlantikos, o maior marketplace de produtos naturais e veganos, você encontra milhares de opções de produtos sem parabenos.
Onde comprar produtos sem parabenos
Sabemos que é díficil lembrar de ler os rótulos no mercado e também encontrar detalhes sobre o produto em alguns sites. Por isso recomendamos que você conheça a plataforma Atlantikos.
Na plataforma Atlantikos, o maior marketplace de produtos naturais e veganos, você encontra milhares de opções de produtos sem parabenos.
Clique aqui para conhecer a plataforma!