Será que você está ingerindo a quantidade recomendada de ômega 3? Nós separamos algumas das melhores fontes vegetais do lipídio para te ajudar!
Existem duas principais fontes de ácidos graxos de ômega 3, as fontes marinhas e as fontes vegetais.
Enquanto as fontes marinhas proporcionam o DHA (ácido eicosapentaenóico) e o EPA (ácido docosahexaenóico), as fontes de ômega 3 vegetais são responsáveis por proporcionar o ácido alfa-linolênico (ALA), essencial para a manutenção das membranas celulares, funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos.
Através da ingestão, o ALA é convertido naturalmente em EPA e DHA pelo organismo.
No entanto, a taxa de conversão desses ácidos é relativamente baixa, apenas cerca de 5% do ALA é convertido em EPA, enquanto menos de 0,5% é convertido em DHA.
Portanto, saber as melhores fontes de ômega 3 vegetal é essencial para garantir que você está fazendo a ingestão correta do lipídio.
Conheça alimentos veganos ricos em ômega 3:
Chia
As sementes de chia são uma excelente fonte de ômega 3 vegetal devido ao alto teor de ácido alfa-linolênico (ALA), essencial para a saúde do coração e do cérebro.
Além disso, as sementes de chia são versáteis e podem ser facilmente incorporadas em uma variedade de pratos, como smoothies, iogurte e aveia.
Algas
Algas, como as algas marinhas, são uma rica fonte de ácidos graxos ômega 3, especialmente ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenoico (DHA).
Esses tipos de ômega 3 são conhecidos por seu papel na saúde cerebral e na redução da inflamação, tornando as algas uma excelente opção para vegetarianos e veganos.
Sementes de linhaça
As sementes de linhaça são outra ótima fonte de ômega 3, fornecendo ALA.
Elas são conhecidas por seus benefícios na redução do risco de doenças cardiovasculares e inflamação.
Você pode moer as sementes de linhaça para melhor absorção ou adicioná-las a cereais, iogurte e produtos de panificação.
Nozes
Assim como as sementes de chia, as nozes são ricas em ALA, contribuindo para a saúde cardiovascular e cerebral.
Consumir nozes regularmente pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas, tornando-as um lanche saudável e prático.
Edamame
Edamame, jovens grãos de soja, são uma boa fonte de ALA e proteína.
Eles oferecem benefícios de ômega 3, juntamente com outros nutrientes essenciais, como ferro e fibras.
Sementes de cânhamo
Sementes de cânhamo são ricas em ALA e são uma excelente fonte de proteína vegetal.
Além dos benefícios do ômega 3, as sementes de cânhamo também fornecem aminoácidos essenciais, tornando-as uma opção nutritiva para veganos e vegetarianos.
Onde comprar Ômega 3 vegetal?
No marketplace Atlantikos, você encontra levedura nutricional e compra direto da marca pela plataforma.
Clique aqui para conhecer!
Leia também:
A importância da vitamina B12 para veganos
9 alimentos veganos ricos em cálcio
A vitamina D na alimentação vegana