Um novo estudo que analisava a relação entre a dieta e a saúde renal descobriu que o consumo de proteína vegetal pode ter efeitos positivos no órgão
De acordo com um estudo publicado no American Journal of Kidney Diseases, consumir mais proteína vegetal pode reduzir o risco de doença renal crônica (DRC).
O estudo acompanhou 117.809 participantes por quase uma década para examinar o efeito da proteína à base de plantas na incidência de DRC.
No total, os pesquisadores encontraram cerca de 3.745 casos de DRC (3,2% dos participantes), sendo que aqueles que consumiam maiores quantidades de proteína vegetal apresentavam taxas mais baixas da doença.
Proteína vegana e saúde renal
Estudos anteriores mostraram uma correlação entre uma dieta à base de plantas e uma melhor saúde renal.
Apesar disso, as diretrizes da organização global de saúde renal, Kidney Disease: Improving Global Outcomes (KDIGO), não abordam explicitamente a conexão entre produtos de origem vegetal e DRC.
Ao estabelecer uma conexão entre o consumo de mais proteínas veganas e taxas mais baixas de doença renal crônica, o estudo poderia ajudar os profissionais de saúde a adaptar sua mensagem para promover uma dieta vegana.
Apesar de ter apresentado resultados promissores, os pesquisadores afirmam que há a necessidade de mais estudos sobre como o consumo de mais alimentos de origem vegetal afeta pessoas com DRC.
Fonte: Plant-based News
Leia também:
Nova pesquisa mostra o impacto da dieta no cérebro
Alimentação vegana diminui ondas de calor
A dieta vegana pode ajudar quem sobre de fibromialgia