Um novo estudo analisou a relação entre a alimentação e a fibromialgia e descobriu que uma dieta plant-based pode ajudar aqueles que sofrem da condição
Um estudo descobriu que alguns alimentos e a dieta vegana podem ajudar pessoas que sofrem de fibromialgia.
A fibromialgia é uma doença crônica que pode causar dor em todo o corpo.
Os pacientes também podem ter sensibilidade aumentada à dor, bem como rigidez muscular, fadiga e dores de cabeça.
A pesquisa, publicada na revista científica Nutrients, descobriu que dietas plant-based pareciam ajudar de forma mais consistente com os sintomas em comparação com dietas de eliminação ou restrição.
Os pesquisadores decidiram conduzir o estudo, pois atualmente há pouco entendimento sobre a relação entre dieta e a fibromialgia.
“A síndrome da fibromialgia (FMS) é reconhecida por sua dificuldade de diagnóstico e sua sintomatologia subjetiva”, escreveram os pesquisadores.
“Não há cura conhecida nem uma dieta terapêutica recomendada para auxiliar no tratamento multidisciplinar.”
Resultados
Os pesquisadores analisaram 12 estudos, que envolveram um total de 546 pessoas.
Foram estudadas diversas dietas, incluindo plant-based, sem glúten, anti-inflamatórias e de eliminação/restrição.
Dentro dessas, foram analisados diferentes tipos de dietas ricas em plantas, como vegetariana, vegetariana crua e vegana crua.
Os pesquisadores descobriram que as pessoas em dietas plant-based tendiam a apresentar sintomas menos significativos do que aquelas em dietas restritivas ou de eliminação.
Eles sugeriram que pode haver uma relação entre a perda de peso e a redução da dor em pessoas que seguem dietas vegetarianas e veganas, pois aqueles que comem alimentos plant-based tendem a pesar menos do que as pessoas em outras dietas.
Os pesquisadores salientaram que mais pesquisas são necessárias para explorar a ligação entre dieta e fibromialgia.
“Dado o tamanho pequeno da amostra e a curta duração da intervenção dos estudos incluídos, atualmente existe evidência limitada para recomendar qualquer dieta específica para pacientes com FMS”, diz o estudo.
“Pesquisas adicionais são necessárias para esclarecer dietas específicas a serem recomendadas e explorar seus mecanismos potenciais.”
Fonte: Plant-based News
Leia também:
Carne vermelha aumenta risco de endometriose
60% das proteínas consumidas em 2040 não serão animais
Por que o veganismo cresce tanto?