De acordo com um novo estudo, dietas plant-based com baixo teor de gordura podem reduzir as ondas de calor da menopausa em até 92%
Uma dieta vegana plant-based pode reduzir em 92% as ondas de calor severas da menopausa, segundo novo estudo.
A pesquisa é do Physicians Committee for Responsible Medicine e foi publicada na revista médica Maturitas.
O estudo analisou 84 mulheres na menopausa que relataram ter duas ou mais ondas de calor de moderadas a severas por dia.
Algumas foram designadas para o grupo de intervenção, que consistia em seguir uma dieta vegana com baixo teor de gordura, durante 12 semanas.
As demais foram incluídas no grupo de controle e mantiveram sua dieta habitual.
Descobriu-se que as mulheres que seguiram a dieta vegana com baixo teor de gordura tiveram uma redução na ingestão de produtos finais de glicação avançada (AGEs), compostos alimentares que perturbam os hormônios.
Isso resultou em uma redução de 92% nas ondas de calor severas, bem como uma diminuição de 88% nas ondas de calor moderadas.
“Comer carne aumenta a quantidade de produtos finais de glicação avançada que perturbam os hormônios que circulam no corpo, contribuindo para as ondas de calor”, disse a autora principal do estudo, Hana Kahleova.
A relação entre carne e AGEs
Segundo o estudo, os produtos de origem animal tendem a ter níveis mais elevados de AGEs do que os alimentos à base de plantas.
Grelhar e outros métodos de cozimento a seco tendem a aumentar ainda mais os níveis desses compostos em produtos como a carne.
Pessoas que possuem níveis elevados de AGEs em seus corpos tendem a experimentar inflamação e estresse oxidativo. Ambos são conhecidos por contribuir para as ondas de calor.
Além disso, os AGEs também podem interferir nos níveis de estrogênio do corpo.
O estudo afirma que 63 participantes forneceram dados completos sobre ondas de calor e dieta.
A partir disso, os pesquisadores descobriram que houve uma diminuição de 73% nos AGEs alimentares no grupo de intervenção.
Em comparação, houve um aumento de sete por cento desses compostos no grupo de controle.
Fonte: Plant-based News
Leia também:
Corredor vegano vence ultramaratona
A dieta vegana pode ajudar quem sobre de fibromialgia
Carne vermelha aumenta risco de endometriose