O Laguna, primeiro time de futebol vegano do Brasil, foi campeão da segunda divisão do Campeonato Potiguar. Conheça mais sobre o clube!
O Laguna, o primeiro clube vegano das Américas, garantiu o título da segunda divisão do Campeonato Potiguar e a vaga na elite estadual de 2025. O acesso foi conquistado com uma vitória emocionante por 3 a 2 sobre o Univap, somada à derrota do QFC para o Alecrim por 1 a 0, no último domingo, 24.
Publicidade
O “algodão-doce”, apelido carinhoso da equipe de Tibau do Sul, encerrou a competição do Rio Grande do Norte empatado com 19 pontos, empatado com Alecrim e QFC. O troféu, porém, foi assegurado pelo critério de confronto.
A campanha do Laguna foi impulsionada por contratações de peso, como o atacante Bill, ex-Corinthians e Santos, e o volante França, ex-Palmeiras. O centroavante, inclusive, marcou duas vezes na vitória decisiva.
Publicidade
Clube vegano e inovador
Para o CEO do Laguna, Gustavo Nabinger, o título simboliza mais que uma conquista esportiva. “Esse é o reconhecimento de um projeto ousado e sustentável. Enfrentamos desafios fora de campo, mas mostramos que dentro das quatro linhas somos imbatíveis. Agora é hora de pensar nos próximos passos na primeira divisão”, afirmou.
O presidente Rafael Eschiavi também destacou o pioneirismo do clube em ideal vegano, ressaltando que o projeto começou em abril de 2022 com o objetivo de alcançar a elite do futebol nacional em 10 anos. “Este acesso é apenas o início. Vamos consolidar o Laguna como uma equipe vencedora na elite estadual e seguir avançando”.
Projeto e cardápio do Laguna
O Laguna leva à risca o ideal de que é possível fazer futebol profissional – e em alto nível – sem o consumo de produtos animal, com sustentabilidade e jogando bonito.
Não há nas seis refeições diárias oferecidas pelo clube absolutamente nada proveniente de animais. Itens como carnes, ovos ou derivados de leite são abolidos no dia a dia. A suplementação também vem toda de origem vegetal.
Uniformes sustentáveis
Os uniformes utilizados pelos atletas, confeccionados pela fornecedora Escudetto, são 100% poliéster e feitos de materiais inorgânicos – produzidos a partir de plástico e outros elementos sustentáveis. As aplicações, exceto o escudo do time, também possuem materiais sustentáveis.
O cardápio de um dia do Clube Laguna
O veganismo é uma filosofia de vida pautada na retirada gradual de todo tipo de alimento de origem animal da alimentação – diferente da dieta vegetariana, em que o adepto restringe o consumo de carne de origem animal.
Para fornecer alimentação vegana aos atletas, o Laguna buscou a parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira, que possui um green team (um ‘time verde’, em tradução livre do inglês), com chefs de cozinha, nutricionistas e psicólogos. O cardápio dos atletas foi criado pelas chefs veganas Mirna Ribeiro e Cá Botelho, de grande renome no Brasil.
O cardápio varia durante a semana, mas costuma se basear em arroz, feijão ou lentilha ou grão de bico, massa, verdura, muitos legumes, carboidratos como batata, mandioca, algum tipo de proteína vegetal.
O clube oferece seis refeições diárias (café da manhã, vitamina com suplementação pós treino, almoço, lanche da tarde, janta e ceia) e faz acompanhamento nutricional individual nos atletas.
“Temos o papel de informar, acredito muito na informação, porque o veganismo é importante para o planeta. E a partir disso podem decidir melhor se querem ser onívoros, vegetarianos e veganos. Queremos levar informação e sabor para que as pessoas possam perceber que podem ter até uma alimentação melhor. Além disso, oferecemos uma qualidade superior de refeição a maioria dos clubes, até alguns de Série A, em termos de qualidade e valor nutricional”, explica o treinador.
Conheça o perfil do instagram do Laguna FC clicando aqui!