Um projeto realizado por hospital no Rio Grande do Sul já promoveu a plantação de mais de mil mudas em uma área de preservação ambiental
O projeto Certidão da Vida, do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, prevê a plantação de uma muda para cada bebê nascido no hospital até 2027, totalizando 20 mil árvores e famílias impactadas.
Na presença de 10 empresas parceiras e da família dos gêmeos Maria Antônia e Francisco, de três meses, os representantes da instituição apresentaram o programa, destacando os objetivos e o impacto no meio ambiente.
A iniciativa foi criada com o intuito de atender três grandes objetivos: neutralizar as emissões de carbono da instituição, sensibilizar e conscientizar as famílias dos bebês nascidos no Hospital e influenciar e engajar a rede de fornecedores.
“Esse projeto também é uma forma de cuidarmos das pessoas. Vocês estão salvando vidas conosco. Estamos fazendo a nossa parte na construção do futuro, e este projeto deixará um legado por décadas”, disse o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini.
Parceira do hospital na execução da iniciativa, a Quinta da Estância, em Viamão, município da região metropolitana de Porto Alegre, reservou para o plantio uma área na junção dos biomas pampa e mata atlântica.
Por abrigar diversas espécies, foram escolhidas árvores nativas e, na maioria, frutíferas, a fim de ampliar a oferta de alimento aos animais que habitam o local.
“Temos um ganho social imediato de educação das milhares de crianças e famílias envolvidas. Um ganho ecológico local,, o aumento de mata e disponibilidade de alimento. Um ganho ecológico global, o sequestro de gases de efeito estufa”, afirma o diretor de relacionamento da fazenda, Rafael Goelzer.
Ao final de agosto, quando ocorreu a plantação do segundo lote, contabilizando 1,7 mil pés, o projeto chegou ao total de 3,4 mil árvores plantadas até agora.
“Esse é um projeto totalmente alinhado com o nosso propósito, e que impacta não só nas 20 mil famílias que vão receber uma muda a partir do nascimento do seu filho, mas também a nossa causa, o combate às mudanças climáticas. Então, é uma iniciativa muito bacana que trará benefícios não somente locais como globais”, destacou o CEO da parceira Ecofinance Negócios, Eduardo Baltar.
Carregando a dupla Maria Antônia e Francisco no colo, a engenheira de produção do hospital, Tatiana Jung Schardong, e o marido, Cleberton Quadros dos Santos, plantaram, simbolicamente, duas mudas referentes aos gêmeos, nascidos em 21 de maio, no Hospital Moinhos de Vento.
“É uma oportunidade muito legal participar desse momento tão importante para o meio ambiente, que também mostra a responsabilidade da instituição e dos parceiros com o futuro”, comemorou a colaboradora.
Fonte: Um Só Planeta
Leia também:
52% dos brasileiros se preocupam com o meio ambiente
Ar poluído é pior que tabagismo
Brasil é o principal responsável pela perda de florestas