O total diminuiu se comparado a 2021, quando chegou a 61%, mas ainda é uma representação do medo em relação à crise climática
Uma pesquisa do Ipec revelou que a preocupação com o meio ambiente entre os brasileiros diminuiu de 61% em 2021 para 52% atualmente.
Segundo o levantamento, a maioria das pessoas acredita que os governos (36%) e as empresas/indústrias (32%) são os principais responsáveis por resolver as mudanças climáticas.
Apesar de apenas 22% dos entrevistados considerarem-se bem informados sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas, 50% deles afirmaram já ter votado em candidatos com propostas de defesa ambiental.
A pesquisa também revelou que a maioria das pessoas busca informações por meio de conversas com familiares, colegas de trabalho e pessoas próximas (79%), sites da internet (70%), WhatsApp (67%) e outras redes sociais (66%).
A televisão aberta é a fonte de informação para 56% dos entrevistados, enquanto jornais e revistas foram citados por apenas 27%.
Realizado pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) do Rio em parceria com o Yale Program on Climate Change Communication, o estudo ouviu 2.600 pessoas com 18 anos ou mais entre novembro de 2022 e janeiro de 2023.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Fabro Steibel, diretor-executivo do ITS, salientou que a queda na preocupação pode estar ligada à mudança de governo, mas é preciso acompanhar o progresso do tema ao longo do tempo.
Os brasileiros ainda apresentam um alto grau de consenso sobre as mudanças climáticas, apesar da diminuição da preocupação.
Foi constatado que 94% das pessoas concordam que o aquecimento global está ocorrendo, 74% acreditam que ele é causado pelos humanos, e apenas 12% atribuem o fenômeno a causas naturais.
Além disso, 74% acreditam haver um consenso sobre o aquecimento global entre os cientistas, enquanto 17% acham que os cientistas discordam e apenas 7% acreditam que a comunidade científica nega o aquecimento global.
Fonte: Um Só Planeta
Leia também:
A Terra pode entrar em “território desconhecido” em breve
Reino Unido anuncia doação para o Fundo Amazônia
Cientistas ambientais sofrem ataques nas redes sociais