O país representou 43% da perda de floresta primária durante o ano de 2022, com grande parte ocorrendo na Amazônia
Embora haja uma promessa de várias nações de reduzir e reverter a perda de florestas até o final do século, o mundo teve um aumento na perda de vegetação durante o ano de 2022.
Os dados da Global Forest Watch divulgados recentemente indicam que, no ano passado, foram perdidos 4,1 milhões de hectares de florestas primárias, representando 10% a mais do que o ano de 2021.
Distribuída durante o ano, a área desmatada é equivalente a 11 campos de futebol perdidos por minuto em 2022.
A devastação resultou em 2,7 gigatoneladas de dióxido de carbono liberadas, equivalentes a todas as emissões de combustíveis fósseis da Índia durante o ano.
O Brasil foi o grande responsável por esse cenário, já que o país respondeu por 1,7 milhão de hectares de floresta desmatada, 43% do total em todo o mundo.
Por aqui, a área de floresta primária perdida foi 15% maior que em 2021.
Foi também a maior área perdida por causas não relacionadas ao fogo desde 2005, e a grande maioria dessa perda é atribuída ao desmatamento.
A Global Forest Watch identificou que a maioria da perda florestal no Brasil aconteceu na Amazônia, principalmente na sua parte oeste, nos estados do Amazonas e Acre.
“O estado do Amazonas, que abriga mais da metade das florestas intactas do Brasil, quase dobrou sua taxa de perda de florestas primárias em apenas três anos. As perdas de florestas primárias nesta parte da Amazônia brasileira são principalmente clareiras em grande escala — provavelmente para pastagens de gado — ao longo das rodovias existentes”, afirma a organização.
A perda florestal no Brasil resultou em 1,2 gigatonelada de dióxido de carbono jogados à atmosfera, o que, sozinho, representa 2,5 vezes as emissões do país com a queima de combustíveis fósseis, segundo a GFW.
A organização salienta ainda que o desmatamento afeta o regime de chuvas do país, e coloca a Amazônia mais próxima do “ponto de não retorno”, em direção a uma savanização do bioma.
Fonte: Um Só Planeta
Leia também:
52% dos brasileiros se preocupam com o meio ambiente
A Terra pode entrar em “território desconhecido” em breve
Reino Unido anuncia doação para o Fundo Amazônia