A Nissan está tomando uma iniciativa sustentável e transformando as baterias de carros usados em novas baterias portáteis
Segundo a Unctad, agência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento, a produção de carros elétricos pode subir 500% até 2030.
Por isso, a logística reversa das baterias tende a ser cada vez mais cobrada das companhias automobilísticas.
A Nissan, fabricante do carro elétrico mais vendido no Brasil, Nissan Leaf, começou a testar uma solução interessante: o reaproveitamento de baterias de automóveis para o desenvolvimento de carregadores.
O experimento da marca japonesa é justamente com a bateria do Leaf, que pode exceder a vida-útil dos carros em até 12 anos.
As células de íon de lítio dos veículos têm as mesmas propriedades da bateria de um telefone e, segundo a empresa, muitas das células individuais continuam em boas condições quando os veículos são “descartados”.
A Nissan ressalta que as baterias contêm recursos caros e, portanto, utilizá-los ao máximo ao invés de reciclá-las acarreta mais economia e sustentabilidade.
Inclusive, uma pesquisa da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) estimou que a América Latina perde US$ 1,7 bilhão por ano apenas com o descarte de eletrônicos.
A nova bateria
Cada Nissan Leaf possui cerca de 48 módulos de bateria de íons de lítio, sendo que o número exato depende do modelo.
Desenvolvido em parceria com a JVCKenwood Corp. e a 4R Energy Corp., a bateria portátil (powerbank) usa dois módulos de bateria recuperada e pesa 14 quilos.
Possuindo cerca de 80% de sua capacidade de carga intacta, ela pode abastecer geladeiras e fogões portáteis, aparelhos telefônicos, entre outros dispositivos.
A ideia também é que a bateria portátil possa fornecer energia de emergência em caso de desastres.
Com capacidade de 633 Wh, ela está sendo vendida apenas no Japão com três anos de garantia.
Fonte: Ciclo Vivo
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