Os títulos federais emitidos pelo tesouro poderão estar vinculados a compromissos ambientais a partir de setembro
Com os títulos sustentáveis, ao em vez de receber apenas juros financeiros, investidores estrangeiros receberiam os retornos de um projeto sustentável.
Segundo o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, o governo deseja estar preparado para emitir esses títulos no mercado internacional a partir de setembro.
“A data adequada, entre setembro, outubro e novembro, dependerá da oportunidade de mercado. É uma estratégia do Tesouro para identificar a melhor janela de oportunidade para realizar as emissões”, afirmou o secretário após a primeira reunião do Comitê de Finanças Sustentáveis Soberanas.
Lançado no mês passado, esse comitê é liderado pelo secretário do Tesouro e é responsável por estabelecer as regras para as emissões dos títulos sustentáveis.
Eles serão respaldados por recursos do Orçamento Geral da União destinados ao desenvolvimento sustentável, incluindo ações e projetos ambientais e sociais.
O comitê será responsável por criar um marco legal que apresente aos investidores os compromissos do Brasil na área ambiental, social, de governança e financeira, além de definir as diretrizes e critérios adotados pelo governo para lançar os títulos no mercado.
“Já temos um rascunho discutido, com alguns aprimoramentos e sugestões. Agora, estamos consolidando as contribuições [dos demais ministérios]. Haverá uma nova reunião em julho e esperamos ter o arcabouço finalizado para iniciar uma avaliação independente sobre sua adequação, para então estarmos prontos para iniciar uma turnê de apresentações a investidores estrangeiros”, explicou o secretário.
Segundo Ceron, esses títulos representarão um passo importante para o país concretizar sua agenda de governança ambiental e social.
“Há um grande apetite e interesse por parte dos investidores internacionais nessa agenda, e esta reunião foi mais um passo nessa direção”, declarou Rogério Ceron.
Fonte: Um Só Planeta
Leia também:
52% dos brasileiros se preocupam com o meio ambiente
Reino Unido anuncia doação para o Fundo Amazônia
Imposto zero sobre painéis solares