Conheça a Ecodom, startup da cidade de Puebla que entrega construção em 7 dias, com excelente qualidade e cobra apenas cerca de R$1.500 por casa.
Solução para um problema
Todos os anos o México produz 800 mil toneladas de resíduos plásticos e apenas 15% são reciclados; lixo que demora em média 500 anos para se degradar.
A acumulação de resíduo plástico é mais do que um problema ambiental, se torna um problema social, gerando uma população vivendo em situações desumanas e insalubres, em meio ao lixo.
O México vive esse problema como todo país em desenvolvimento, mas uma startup de Puebla encontrou uma solução para combater a extrema pobreza e ainda ajudar o meio ambiente, a ecologia e a sustentabilidade.
A empresa se chama EcoDom, e está utilizando plástico reciclado na construção de casas populares.
Duráveis e resistentes, as construções ficam prontas em cerca de 1 semana. Além dessas qualidades o projeto é acessível, contando com subsídio do governo o preço fica em 5 mil pesos mexicanos, cerca de R$1.500.
Reciclando e construindo
Para viabilizar o projeto, a EcoDom firmou parceria com catadores de material reciclável e paga pelo material o valor de mercado.
As peças são colocadas em um forno que aquece a 350º para ser derretidas. Esses líquidos passam por uma prensa para a formação de painéis.
Conforto e segurança
O material final é de excelente qualidade, com tecnologia termal e alta resistência. Eles fazem até concreto com plástico reciclado!
As casas são grandes, com cerca de 130 m². Possuem 2 quartos, 1 banheiro, sala de estar e cozinha. Para descrever o projeto o fundador da EcoDom, Carlos Daniel González Cruz, afirma:
“São casas que mantêm você aquecido, os custos são baixos, é ótimo para o meio ambiente e vão durar 100 anos sem desmoronar!”
Fonte: Catraca Livre, Só Notícia Boa, Inbec.