Lançado em janeiro, o Amazônia-1 é o primeiro satélite de observação da Terra desenvolvido e operado pelo Brasil. Após meses de ajustes e alinhamentos, o satélite opera normalmente e suas imagens já estão disponíveis para o público.
O Amazônia-1 gera imagens do planeta a cada 5 dias. Seu sensor óptico consegue observar uma faixa de aproximadamente 850 quilômetros com uma alta resolução, isso permite análises detalhadas sobre diversas regiões vindas de um ponto só.
O satélite também faz parte da Missão Amazônia, visando fornecer alerta sobre desmatamentos na floresta e podendo captar imagens de alta qualidade mesmo diante de nuvens e fumaças.
Nos últimos dias o satélite foi declarado operacional e as imagens produzidas por ele estão disponíveis para o público no site do INPE. Você pode acessar o site com as imagens do Amazônia-1 clicando aqui.
A vida útil do Amazônia-1 é estimada em quatro anos, e a Missão Amazônia prevê ainda o lançamento de mais dois satélites: o Amazônia-1B e o Amazônia-2.