Cerca de 4 mil litros de água produzem 320 metros quadrados de couro vegano.
A startup Malai criou um couro vegano feito de celulose bacteriana totalmente orgânica e sustentável, cultivada em resíduos agrícolas provenientes da indústria do coco no sul da Índia.
Após alguns testes, os designers de produto Zuzana Gombosova e Sunsmith C. Suseelan desenvolveram um material impermeável que substitui o couro animal na confecção de bolsas, sapatos e carteiras, produzido a partir de resíduos da água de coco.
No processo, é necessário primeiro esterilizar a água de coco e depois inserir uma cultura bacteriana. O próximo passo é o de fermentação, que leva entre 12 e 14 dias, e então o conteúdo é refinado e misturado a outras fibras, como de banana, sisal e cânhamo.
Os corantes usados no produto também são naturais, e cerca de 4 mil litros de água produzem 320 metros quadrados de couro vegano.
Fin(it)e, a primeira coleção da marca, lançada graças a uma campanha de crowdfunding realizada em 2019, faz referência ao conceito de finitude, já que foi desenhada sob a ótica da circularidade. Todas as peças são compostáveis no fim da sua capacidade de uso.
Conheça mais sobre o surpreendente material e as peças já confeccionadas em @malai.eco.