O novo parque será inaugurado em 2024 e contará com turbinas de 259 metros de altura, equivalente a um prédio de ao menos 60 andares
Nas águas do estado norte-americano de Massachusetts, está prestes a ser alcançado um novo marco na produção de energia sustentável.
Um parque eólico offshore que apresentará as maiores turbinas eólicas já fabricadas, está programado para inaugurar em 2024.
O conjunto de 62 turbinas, fabricadas pela General Electric, terá uma altura de 259 metros acima do nível do mar, equivalente à soma das alturas do Monumento a Washington e da Estátua da Liberdade, ou a um edifício de pelo menos 60 andares.
Elas serão ligeiramente menores que o edifício mais alto do Brasil, o One Tower, inaugurado no ano passado em Balneário Camboriú (SC).
Este projeto, denominado Vineyard Wind, será também o primeiro parque eólico offshore em escala comercial nos Estados Unidos.
A previsão é de que o empreendimento gere eletricidade suficiente para abastecer cerca de 400 mil residências, sendo que cada turbina terá uma capacidade de aproximadamente 13 megawatts.
No entanto, o desenvolvimento da energia eólica enfrenta obstáculos.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estabeleceu uma meta de 30 gigawatts de capacidade de turbinas em funcionamento nas águas dos EUA até 2030, mas vários estados enfrentam dificuldades devido à turbulência econômica no setor.
Enquanto o projeto Vineyard Wind está confirmado, outros projetos foram interrompidos devido ao aumento da inflação e das taxas de juros, o que elevou os custos dos componentes.
Alguns desenvolvedores estão tentando renegociar contratos de fornecimento de energia assinados anos atrás.
Apesar desses desafios temporários, a demanda por energia limpa deve crescer, impulsionada pela eletrificação da economia e pela urgência crescente da luta contra as mudanças climáticas.
Além do projeto Vineyard Wind, com uma capacidade total de 806 megawatts, outro parque eólico está em construção nas proximidades: o projeto South Fork, com 132 megawatts, em Nova York.
Fonte: Um Só Planeta
Leia também:
Os 7 novos ativistas globais escolhidos pela ONU
52% dos brasileiros se preocupam com o meio ambiente
Imposto zero sobre painéis solares