Uma grande rede de supermercados alemã aumentou o preço de todas as carnes e laticínios através da aplicação de uma taxa de custo climático a esses produtos
Uma popular rede de supermercados alemã realizou um teste cobrando clientes conforme os custos climáticos de um alimento.
A cadeia Penny, que opera 2.150 filiais no país, introduziu novos preços para nove produtos em todas as suas lojas durante um teste de uma semana no início de agosto.
Eles seriam os “custos reais” dos itens, na maioria carne e laticínios, e foram determinados por especialistas de duas universidades, o Instituto de Tecnologia de Nuremberg e a Universidade de Greifswald.
Os custos refletiram o impacto que os produtos têm no clima, solo, uso de água e saúde.
As salsichas subiram de €3,19 para €6,01 e o iogurte aumentou de para €1,19 para €1,56, por exemplo.
“Desejamos criar uma conscientização sobre os custos ambientais ocultos dos alimentos”, disse Stefan Görges, diretor de operações da Penny, à mídia alemã.
Reconhecer e contabilizar os custos climáticos dos alimentos é raro para um supermercado, mas isso parece ser uma tendência na Alemanha.
No início deste ano, foi anunciado que a rede de supermercados de desconto Lidl reduziria a quantidade de carne vendida em suas lojas no país.
Isso estava alinhado com um esforço geral da empresa em direção à sustentabilidade, que também incluía o aumento do número de produtos à base de plantas disponíveis.
“Precisamos de uma dieta mais consciente em todo o mundo para nos alimentarmos dentro dos limites do nosso planeta”, disse Christoph Graf, chefe de compras da Lidl.
Fonte: Plant-based News
Leia também:
Dieta vegana emite 75% menos gases de efeito estufa
Documentário da Netflix assusta telespectadores
COP28 servirá majoritariamente comida vegana