A resposta vai aquecer o seu coração e te fazer questionar o porquê esses doces animais são explorados e consumidos como alimento
Amigos fornecem apoio, diálogo e diversão, ajudando também a prevenir a solidão e o isolamento.
No entanto, a amizade não é exclusiva para os humanos, uma vez que pesquisas sugerem que as vacas e muitos outros animais têm melhores amigos,
Isso ocorre porque, embora eles expressem seus laços de maneira diferente, eles também têm a capacidade de vivenciar emoções, conexões e empatia.
Os sentimentos das vacas
Os animais são serem cientes, o que significa que todos eles sofrem em circunstâncias exploratórias.
No entanto, as vacas-leiteiras, são submetidas a uma existência ainda mais difícil e traumática.
Após darem à luz, seus filhotes são retirados, e os próprios fazendeiros confirmaram a tristeza e o pesar que esses animais sentem.
“Logo após o nascimento, o fazendeiro se aproxima, pega o amado bezerro, coloca-o em um trailer e vai embora”, lembrou Jackie Scurr, uma ex-fazendeira de laticínios norte-americana que atuou na profissão por 18 anos.
“A vaca mãe, naturalmente horrorizada e angustiada, corre ao lado do trailer, berrando e chamando seu filhote, enquanto o bezerro confuso e aterrorizado chora de volta para a mãe”, continuou Scurr.
Mas a angústia não é a única emoção que as vacas podem sentir, elas podem demonstrar uma variedade de sentimentos.
Em 2020, um estudo da Universidade de Sydney sugeriu que as vacas expressam essas emoções por meio do mugido.
Pesquisadores analisaram mais de 330 gravações de vocalizações de vacas ao longo de um período de seis meses e descobriram que elas emitiam diferentes sons dependendo do momento que estão vivenciando.
Vacas tem melhores amigos?
Já que as vacas podem experimentar emoções, elas também podem experimentar conexão e amizade.
Assim como os humanos, pesquisas sugerem que esses animais têm amigos específicos que os acalmam e os fazem se sentir bem.
Em 2011, um estudo da Universidade de Northampton examinou vacas que foram colocadas em cercados por 30 minutos em duas ocasiões separadas.
Na primeira vez, elas estavam com um parceiro com quem passavam muito tempo, também conhecido como seu melhor amigo.
Mas na segunda vez, estavam com uma vaca que não conheciam.
Foi constatado que quando estavam com um amigo, suas taxas cardíacas e níveis de cortisol, o hormônio do estresse, estavam mais baixos.
Os resultados indicam que as vacas ficam muito mais felizes quando têm um amigo com elas, e Krista McLennan, a autora principal do estudo, disse que fazendeiros também confirmaram essa teoria.
“Conversei com vários fazendeiros que disseram que notam laços se formando entre suas vacas e que algumas passam muito tempo juntas”, disse ela.
A pesquisa de McLennan também analisou milhares de registros de fazendas leiteiras e descobriu um padrão de relacionamentos.
Mais de 50% das vacas escolheram passar a maioria do tempo pastando e descansando com um amigo específico.
Amizade entre vacas e humanos
Especialistas acreditam que as vacas também podem desenvolver laços com fazendeiros e veterinários, mesmo quando estão sendo exploradas.
Os fazendeiros podem criar um vínculo com uma vaca, ou um veterinário pode se conectar com um animal que teve um parto difícil e precisou de cuidados especiais.
Mas nem todas as vacas são iguais, algumas preferem ficar sozinhas e podem não expressar a mesma quantidade de afeto em relação aos seres humanos ou outros animais.
Tudo se resume a preferências individuais e personalidade, assim como os seres humanos podem ser mais introvertidos ou extrovertidos.
Leia também:
Será que o leite de vaca é saudável?
Zoológicos e Santuários Animais: entenda as diferenças
Impactos positivos do veganismo no meio ambiente