Fabricação artesanal a partir de materiais reciclados usa energia solar no processo de produção.
Cecília Weiler tinha apenas 16 anos quando juntou R$ 600 reais com uma amiga da escola com a ideia de montar um e-commerce. No ano seguinte, em 2014, Cecília lançou sua primeira coleção autoral já sob o nome de Urban Flowers. Já nesta primeira coleção, buscou principalmente materiais sem origem animal e de reuso.
Hoje, a jovem e seu sócio, Patrick Lenz — a colega acabou desistindo da empreitada —, administram a empresa que vende para todo o Brasil, fatura em torno de R$ 107 mil por mês e se posiciona fortemente em prol do veganismo, da sustentabilidade, do slow fashion e da economia circular.
A empreendedora nasceu na região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, uma área que é referência nacional do setor calçadista. Seu pai e seu avô trabalharam com a revenda de produtos, o que fez com que ela conhecesse a indústria de perto. Na altura do lançamento da sua primeira coleção, Cecília entrou em contato com diversos fornecedores, entre eles um especialista que a inseriu de vez neste universo. “Me apaixonei pela produção de sapatos e, em pouco tempo, estávamos produzindo diversos modelos”, conta.
Foi em 2019 que os empreendedores conseguiram dar um importante passo: adquiriram sua própria fábrica, o que lhes permitiu ter mais controle sobre a produção e mais liberdade para testar ideias sustentáveis. Dois anos de estudo levaram ao lançamento da coleção Rede Invisível, cujos sapatos são feitos de redes de pesca coletadas nas praias de Florianópolis (SC). “Buscamos com nosso trabalho, inspirar mais pessoas e transformar a rede de pesca em uma rede de cooperação em busca de uma solução”, afirma a marca em seu site.
Os principais produtos, porém, continuam sendo os calçados, como tênis, botas, sapatos e sandálias, que utilizam tecidos descartados por grandes indústrias, borracha reciclada nas solas, e resíduos de cana-de-açúcar nas palmilhas, entre outros materiais de reuso. Tudo é produzido à mão, por seis artesãos locais, e as vendas são realizadas 100% através do site da marca.
Cuidando do impacto de ponta a ponta
São muitos os pontos no processo de produção da Urban Flowers que merecem destaque: a produção dos sapatos é feita sob demanda, o que gera menos resíduos; os resíduos produzidos são ressignificados e se tornam necessaires, máscaras doadas para o Instituto Favela da Paz e até almofadas para pets. Além disso, os resíduos que não podem ter outros usos de forma artesanal são recolhidos por uma empresa de gestão de resíduos que os separa para a reciclagem.
Fatos que, somados, levaram a marca a se tornar a primeira empresa de calçados e acessórios a receber o Certificado Lixo Zero, do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), sendo a única certificação do Brasil validada pela Zero Waste International.
Para conquistar o selo, a Urban Flowers comprovou que 98,4% dos seus resíduos são desviados de aterros ou incineração. Também foi necessária a implementação de um processo de compostagem para os resíduos orgânicos, reutilização de resíduos industriais de pré-consumo, além de parcerias feitas com cooperativas para doação de materiais de fácil reciclagem e educação ambiental.
Fontes: Um só Planeta, Vegan Business