O time de futebol do Rio Grande do Norte é o primeiro clube 100% vegano de toda a América Latina!
O Laguna FC, primeiro time vegano da América Latina e segundo no mundo, desafia a cultura machista e a alienação presentes no futebol.
Fundado em 2022, o clube visa conciliar direitos animais e proteção ambiental com o esporte mais popular do mundo, o futebol.
Localizado em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, o Laguna FC aspira chegar à elite do futebol brasileiro em uma década.
O cardápio dos atletas é completamente vegano, ou seja, não leva nada de origem animal (ovo, frango, carne vermelha, peixe, mel, leite ou derivados). As refeições são repletas de vegetais, frutas, grãos e cereais.
A existência do time desafia a despolitização do futebol e mostra que o esporte pode e deve posicionar-se em prol de causas importantes e necessárias.
Ao expandir a conscientização sobre o veganismo e desafiar normas estabelecidas, o clube contribui para mudanças graduais na percepção do público em relação à alimentação e ao esporte.
Com isso, reforça-se a ideia de que não é necessário se isolar em bolhas para enfrentar questões como a devastação ambiental, a exploração animal e a desigualdade social.
Fonte: Terra
Leia também:
Corredor vegano vence ultramaratona
Atleta vegana conquista medalha de ouro
Bruna Perissinotto analisa o veganismo no MMA