Diversos lutadores já confirmaram que é muito possível ser um atleta vegano, confira o que a especialista em culinária, Bruna Perissinotto, diz sobre o assunto
A nutrição de esportistas é geralmente associada à combinação de refeições ricas em fontes proteicas, incluindo carnes, ovos e laticínios.
No entanto, muitos atletas, incluindo aqueles envolvidos em esportes de luta, têm optado por seguir o veganismo e excluir alimentos derivados de animais de sua dieta.
Segundo a organização inglesa “The Vegan Society”, o veganismo visa eliminar, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais, seja na alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade.
Para a influenciadora em culinária Bruna Perissinotto, a filosofia vegana ainda contempla muitas dúvidas quanto à ingestão adequada de vitaminas, aminoácidos e proteínas em refeições com alimentos de origem vegetal.
Ela pontua que público que não segue a proposta mantém muitos questionamentos, porém alguns apontamentos também fazem parte de muitos indivíduos que praticam o veganismo.
“A realização de uma dieta vegana não impacta na forma condicional de um atleta ou pessoa comum. Trata-se de um modo de vida nutritivo. As opções no menu de vegetais contêm vitaminas e são importantes para a alimentação do dia a dia. Não sou nutricionista, mas sei que os vegetais possuem vitamina B12, um tipo importante para quem pratica esportes”, diz Bruna.
No mundo do MMA, atletas como Mac Danzig, Alex Caceres, Jake Shields e os irmãos Nick e Nate Diaz são exemplos de que é possível adotar o veganismo e competir em alto nível em suas respectivas categorias.
“Fiz alguns estudos sobre este estilo de vida e no caso de atletas veganos, vejo que existe a necessidade para manterem uma dieta mais variada e ter o consumo de vitaminas, minerais e fotoquímicos antioxidantes. Esse é um ponto positivo da dieta vegana, pois o consumo de vegetais elimina mais as toxinas do que quem come carne ou derivados”, finaliza Perissinotto.
Fonte: Extra
Leia também:
Clube de corredores veganos
Carne vermelha aumenta risco de endometriose
Dieta vegana pode ajudar na reabilitação