A novidade poderá ser vista pelas ruas de São Paulo e faz parte dos esforços da companhia para diminuir sua emissão de gases poluentes
Em São Paulo, maior metrópole do país, a poluição gerada pelos automóveis não deixa marcas apenas no horizonte acinzentado, mas também na contabilidade climática.
Estima-se que o setor de transporte na região responda por mais de 60% das emissões de gases de efeito estufa.
Por isso, as empresas que dependem desse meio acabam tendo uma logística com impacto ambiental negativo.
Atento a esse grande problema, a Electrolux está investindo em alternativas sustentáveis, como o uso de caminhões elétricos e até bicicletas para entregas a curtas distâncias de itens menores.
Em uma nova opção para minimizar as emissões de gases de efeito estufa dos transportes, a empresa agora conta com a ajuda do sol para realizar as entregas.
Em julho, começou a rodar em SP um caminhão híbrido movido a energia solar — e mais dois outros modelos serão incorporados à frota nos próximos meses.
Essa novidade soma-se à frota de sete caminhões elétricos, que já atuam em São Paulo e Curitiba, e faz parte dos esforços da Electrolux para a atingir a meta de zerar as emissões em toda a cadeia de valor até 2050.
Segundo a empresa, desde que os caminhões elétricos começaram a rodar em 2021, a emissão de CO₂ foi reduzida em quase 200 toneladas.
A Electrolux espera realizar aproximadamente 450 entregas mensais com o modelo solar e, com isso, reduzir em mais 18,75 toneladas as emissões de CO₂/ano por veículo implementado comparado aos caminhões convencionais movidos por combustíveis fósseis.
Além da frota mais ecológica, a empresa destaca o uso de empilhadeiras elétricas, entre outras iniciativas sustentáveis.
Fonte: Um Só Planeta
Leia também:
Startup de triciclos elétricos chega em São Paulo
Cleantech capta R$ 1 milhão por crowdfunding em 1 dia
Gerdau fornece aço reciclável e faz ação social