Milena Haesbaert, modelo e empresária, é responsável pela iniciativa socioambiental que transforma parte descartada do coco em utensílios para casa e decoração
A modelo e empresária Milena Haesbaert, de 40 anos, dedica-se há três anos na iniciativa socioambiental de transformar cascas de coco em utensílios sustentáveis para casa e decoração.
O projeto foi batizado de Studio Coco e recicla mais de 2 mil unidades por mês. São feitas vasilhas, pratos, arranjos de flores e porta-velas.
Nascida em Juazeiro, na Bahia, Milena fundou a empresa em 2019, com o intuito de beneficiar pequenos produtores da cidade de Pindorama, sul de Alagoas.
A população local recebe treinamento profissional, dando a oportunidade de muitos aprendizes tornarem-se artesãos, gerando empregos. “As cooperativas têm neste trabalho artesanal uma forma adicional para gerar renda aos moradores locais”, declara.
As cascas de coco passam por um longo processo artesanal. Desde a escolha até a ida para o ateliê, onde são finalizadas e posteriormente disponibilizadas para comercialização.
Milena trabalha no mundo da moda desde 1998 e já esteve em países como Itália, França, Alemanha e Estados Unidos, onde residiu por mais de 10 anos. Desde 2019, quando fundou sua empresa, mudou-se para São Paulo, a fim de conciliar a carreira de modelo com a de empresária.
Sobre a fabricação dos utensílios, ela diz: “Todo o processo é completamente livre de substâncias nocivas e nada é desperdiçado.
Nosso foco é valorizar o artesanal e o produto natural, introduzindo a natureza às mesas, através de um trabalho ético, responsável, sustentável e que gere renda adicional aos artesãos das comunidades.”
“Antes de fazermos a reciclagem, essas cascas de coco eram queimadas, como fonte de energia para usinas – algo nocivo ao meio-ambiente, já que a queima gera grande carga de CO₂ e metano. Hoje, o que era lixo transformamos em luxo.”, explica a modelo.
Fonte: Revista Quem