A empresa Effatha Agro utiliza baixas frequências emitidas por satélites para aumentar produtividade de plantações
O objetivo da Effatha Agro, startup com sede em Santo André, na região metropolitana de São Paulo, é tornar as plantações mais produtivas e sustentáveis.
Fundada por Rodrigo Lovato e Luzo Dantas, a empresa utiliza baixas frequências emitidas por satélites para aumentar capacidade de absorção das plantas.
Segundo a empresa, a taxa de melhora na eficiência das lavouras varia conforme o tipo de cultura e da época do ano, mas fica em torno de 30%.
Um ponto importante para o negócio é que isso é feito sem gerar resíduos e sem possuir o solo.
“Como trabalhamos com frequências via satélite, não colocamos nenhum produto químico ou biológico na plantação. É uma técnica totalmente limpa que oferece uma diferença muito grande para a produção, que também terá mais valor agregado”, diz Lovato.
Segundo Dantas, foram sete anos de pesquisa para entender como a frequência poderia movimentar átomos.
“Obtivemos o primeiro resultado com sal e, a partir disso, vimos ser possível trabalhar com qualquer elemento químico”, afirma o empreendedor.
A tecnologia começou a ser testada no final de 2017, inicialmente em lavouras de cana-de-açúcar. Em 2019, a startup começou a comercializar a solução.
Para a safra de 2021, a empresa utilizou a tecnologia em outras culturas, como soja, milho, algodão, feijão, etc.
Atualmente, a ferramenta está disponível para 14 tipos de plantação.
A empresa diz que não pode abrir o nome de clientes por cláusulas dos contratos, mas que atende a diferentes perfis.
“Não existem restrições de tamanho. Atendemos pequenos produtores rurais e grandes propriedades”, diz Marcelo Leonessa, CEO da Effatha Agro.
A startup garante que a solução é bastante precisa com relação à localização, sendo possível direcionar as frequências para elas atingirem apenas as plantações de seus clientes.
Atualmente, a tecnologia está sendo utilizada em cerca de 60 mil hectares, mas apenas 10 mil são de clientes pagantes.
No restante, é utilizada como demonstração gratuita durante uma safra para os produtores rurais terem a chance ver os resultados antes de adquirir a tecnologia.
A empresa nasceu com foco no Brasil, mas o objetivo é alcançar clientes de outros países, já que o satélite utilizado pode atingir qualquer parte do mundo!
No momento, a tecnologia está em fase de testes em 10 países além do Brasil, incluindo Argentina, Uruguai, Bélgica, Estados Unidos, Portugal e Israel.
Fonte: Um Só Planeta
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