Nhoque maravilhoso, prático, saboroso, sem glúten e vegano.
Receita inspirada na receita da Laila Mengarda da Cozinha Reconectiva!
Fiz de batata-doce, mas você pode fazer de abóbora, como ela ensinou, de banana-da-terra, mandioquinha e por aí vai. Depois que aprendi essa versão, não tenho feito de outro jeito.
60 minutos | Calorias: 329
Ingredientes da Massa:
- 500g de batata-doce (usei 3 batatas)
- 8 colheres de chá cheia de polvilho doce
- 4 colheres de chá cheia de farinha de arroz
- 2 colheres de chá de azeite
- Sal
- Chia (opcional)
Ingredientes do Molho de Tomate:
- 6 tomates
- 1 cebola
- 4 a 6 dentes de alho (usei 4)
- Sal
- Manjericão
Preparo da Massa:
1. Corte a batata-doce ao meio e cada metade ao meio também. Leve para assar no forno pré-aquecido a 200 graus até ficar macia (40 – 60 min. aprox.)
2. Descasque e amasse. Adicione polvilho, farinha de arroz, azeite, sal e chia. Misture com as mãos. A massa deve estar moldável, nem muito mole, nem muito firme. Lembrando que ainda vamos enfarinhar a bancada para abrir a massa.
3. Enfarinhe uma superfície com farinha de arroz e abra a massa em partes. Corte o nhoque do tamanho que você preferir.
4. Em uma frigideira com azeite, doure o nhoque dos dois lados. Reserve.
Preparo do Molho:
1. Corte a cebola e o tomate grosseiramente. Descasque o alho. Coloque tudo em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 20 – 30 min.
2. Leve para um liquidificador e adicione sal, pimenta e manjericão. Depois é só bater.
3. Leve para um refratário e adicione o nhoque por cima. Se precisar, leve ao forno por 5 min. para servir quentinho. Decorei com manjericão e ralei uma castanha de caju por cima.
Rendimento:
- 4 porções
Dicas:
- Você pode substituir a batata-doce por abóbora, mandioquinha, batata inglesa, banana-da-terra, etc. As colheres de polvilho podem variar para menos ou para mais, porque cada alimento tem uma quantidade de água. Adicione gradualmente e vá sentindo o ponto da massa.
- Você pode substituir o polvilho por tapioca (aprox. 5 col. de sopa) e a farinha de arroz por trigo ou da sua preferência.
Por @jucenha. Produtora de conteúdo apaixonada por culinária vegana!
Quer conhecer milhares de alimentos, cosméticos, suplementos e outros produtos veganos? Acesse o marketplace Atlantikos, a maior plataforma de produtos veganos do Brasil!
Clique aqui e conheça!