O vegetarianismo e veganismo possuem diversas similaridades, mas não são a mesma coisa. Leia post para saber todas as diferenças entre eles!
O número de pessoas que param de comer carne está cada vez maior.
De acordo com uma pesquisa de 2018, conduzida pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com apoio do IBOPE, 14% da população brasileira é vegetariana.
Apesar disso, ainda existem pessoas que não sabem a diferença entre vegetarianismo e veganismo e é comum encontrar pessoas que acreditam que os termos são sinônimos.
Continue lendo para conferir um pouco mais sobre esses dois conceitos e suas diferenças.
O que é vegetarianismo?
O vegetarianismo é um estilo de alimentação onde não se consome nenhum tipo de carne, aves e peixes, podendo ou não conter ovos, leite e derivados.
Dependendo do tipo de alimentos excluídos da dieta, o vegetarianismo pode ser dividido em vários tipos: ovolactovegetarianismo, lactovegetarianismo, ovovegetarianismo e vegetarianismo estrito.
- Ovolactovegetarianos: são vegetarianos que retiram as carnes da rotina alimentar, porém consomem laticínios e produtos com ovos.
- Lactovegetarianos: são aqueles que excluem carne e ovos da dieta, mas continuam consumindo laticínios, como iogurte, queijo, leite, manteiga, etc.
- Ovovegetarianos: aqui, encontram-se vegetarianos que excluíram todos os produtos de origem animal da dieta, mas ainda consomem ovos.
- Vegetarianismo estrito: são os vegetarianos que não consomem absolutamente nenhum alimento de origem animal.
O que é veganismo?
O veganismo é um estilo de vida que tem como propósito não colaborar com a exploração, o confinamento e o abate de animais, valorizando seus direitos e bem-estar.
Além disso, o veganismo também tem como objetivos a proteção do meio ambiente e, ao mesmo tempo, a promoção da saúde, considerando que o consumo regular de vegetais e frutas, por exemplo, contribuem para a prevenção de doenças, como pressão alta, câncer e a obesidade.
As pessoas adeptas do veganismo têm uma dieta vegetariana estrita, ou seja, além de não comer carnes, não consomem ovos, leite ou mel, também não usam roupa de origem animal, como couro ou pelos naturais e nem cremes que tenham ingredientes de origem animal ou que tenham sido testado em animais, por exemplo.
Diferenças entre vegetarianismo e veganismo
A principal diferença entre um vegano e um vegetariano está no fato de que, enquanto o vegano não consome nada de origem animal em qualquer aspecto, o vegetariano se restringe à alimentação.
Os veganos buscam um estilo de vida sem qualquer produto de origem animal. Assim, além da alimentação, esse hábito se expande a roupas e cosméticos, por exemplo.
Um ponto em comum entre os dois, são os motivos para se tornar vegetariano ou vegano.
Normalmente, essa motivação está ligada à proteção animal.
Leia também:
Entenda o que é o vegetarianismo estrito
O que é vegan washing? Saiba tudo sobre!
Como reduzir o seu consumo de carne