Suplementos são uma ótima forma de garantir o consumo necessário de proteínas, entenda melhor as diferenças entre a proteína vegetal e o whey protein
A ingestão de fontes de proteínas é essencial para a saúde do corpo humano e, para quem realiza atividades físicas e deseja construir massa muscular, é mais ainda.
É possível que através da alimentação seja alcançado o total diário ideal do nutriente, mas os suplementos proteicos são uma maneira prática de assegurar que a quantidade de proteína necessária está sendo ingerida.
A demanda por suplementos de origem vegetal disparou e, quando se trata de suplementos de proteína, até mesmo os não veganos estão aderindo às versões à base de plantas.
Quer entender melhor a diferença entre os dois tipos? Separamos as principais diferenças entre proteína vegetal e whey protein, venha conferir!
Origem
A proteína contida no whey protein vem do leite, ou seja, para quem tem intolerância à lactose ou segue uma alimentação vegana, essa não é uma boa opção.
Já a proteína vegetal pode ter várias fontes, como: ervilha, soja, cânhamo, lentilha, abóbora, grão-de-bico ou arroz.
Conheça as Proteínas Vegetais vendidas na Atlantikos!
Composição
Os seres humanos conseguem produzir uma série de aminoácidos através do próprio organismo.
No entanto, há 9 aminoácidos, chamados aminoácidos essenciais, que só podem ser obtidos através da alimentação ou suplementação.
Qualquer alimento que contenha todos os nove aminoácidos essenciais é conhecido como uma “proteína completa”.
Whey protein é a proteína em pó mais popular que fornece todos os aminoácidos essenciais, pois nem todos os suplementos vegetais fornecem a proteína completa.
Caso o suplemento seja à base de soja, é tão eficaz e completo quanto o soro do leite. Se o suplemento é feito com outras fontes vegetais, como arroz, não é considerado uma proteína completa, mas oferece uma série de perfis aminoácidos benéficos.
Conheça as Proteínas Vegetais vendidas na Atlantikos!
Fatores ambientais
A proteína vegetal de plantas orgânicas, ajuda a proteger o meio ambiente, já que estudos apontam que a agricultura orgânica ajuda a neutralizar o aquecimento global.
Também ajuda a adicionar minerais ao solo empobrecido e promove o abastecimento sustentável de água e alimentos.
No entanto, whey protein pode ser considerado uma forma dos fabricantes lucrarem com os resíduos indesejados da indústria de laticínios.
Pois, quando as fábricas produzem iogurte e queijo, elas descartam o soro do leite. Em vez de desperdiçá-lo, eles o transformam em proteína em pó e outros produtos.
Além disso, a quantidade de leite necessária para criar o whey protein é enorme e o tratamento dados aos animais de criação é cruel.
Conheça as Proteínas Vegetais vendidas na Atlantikos!
Digestão
Muitas pessoas são intolerantes à lactose e não sabem disso. Como o whey é derivado do leite, ele pode trazer complicações na digestão.
Caso seja observado inchaço, gases ou desconforto após consumir whey protein, a lactose pode ser a culpada.
Então, se está em busca de um suplemento fácil de digerir, a proteína vegetal em pó é a melhor opção por ser livre de alérgenos.
Conheça as Proteínas Vegetais vendidas na Atlantikos!
“Whey protein vegano” e “Whey protein vegetal” ?
Provavelmente, você já deve ter lido ou ouvido os termos “whey vegano” e “whey vegetal”.
Apesar do uso comercial, a nomenclatura não está correta, já que ‘whey’ é o termo em inglês para ‘soro de leite’.
Portanto, o termo ‘whey’ deve referir-se apenas à proteína advinda do soro do leite.
Conheça as Proteínas Vegetais vendidas na Atlantikos!
Veja os tipos mais comuns de suplementos de proteína vegetal:
Proteína de arroz
Possui alto teor de aminoácidos ramificados, entre eles a metionina e leucina, essenciais para regeneração de células musculares.
Proteína de ervilha
É rica em ferro, zinco, BCAA e tem alta quantidade de lisina.
Além disso, a proteína da ervilha é uma ótima opção para hipertensos, já que a arginina presente no alimento é um excelente vasodilatador, contribuindo para redução de pressão arterial.
Proteína de soja
A proteína de soja tem grandes concentrações de arginina e L-tirosina, inclusive, superiores às concentrações encontradas no whey protein.
Seu consumo contribui para a redução de níveis de colesterol e seus suplementos oferecem uma proteína vegetal completa.
Confira Também:
Xilitol: conheça os benefícios do adoçante natural
Conheça 6 atletas veganos de alta performance
Suplementos veganos: quais são e como escolher