Mais uma delícia do @veggui para você escolher gostosura ao invés de travessura nesse Halloween.
Ingredientes (rende 9 pães):
- 1/2 xíc de abóbora cozida sem casca (usei a cabotiá)
- 1/2 xíc de água
- 1/4 xíc de óleo
- 1 e 1/2 c sopa de açúcar
- 1/2 c chá de sal
- 1/2 c sopa de fermento biológico seco
- 1/2 c sopa de cúrcuma em pó
- Farinha de trigo até dar ponto (usei cerca de 4 xíc)
- Especiarias em pó a gosto (usei uma pitada de cada): canela, cravo, pimenta-preta, cominho e gengibre
Modo de preparo:
-
- No liquidificador junte: abóbora cozida, água, óleo, açúcar, sal. Bata até ficar lisinho. Em uma tigela, coloque o fermento, as especiarias e misture com o líquido do liquidificador. Em seguida, vá acrescentando a farinha de trigo gradualmente, mexendo e adicionando mais. Vai sentindo.
- Quando der, coloque a massa na bancada com farinha e sove. Se tiver um raspador de massa ou uma espátula vai te ajudar, por ser uma massa meio grudenta. Quando você conseguir manusear a massa e não grudar muito, está no ponto. Aconselho não deixar a massa muito mole, pois ainda vamos fazer o formato das abóboras.
- Coloque a massa na tigela enfarinhada, cubra com pano e deixe crescer por cerca de uma hora ou até dobrar de tamanho. Após crescer, separe a massa em bolinhas, trabalhe ela deixando redondinho. Separei 9 unidades de 100 gramas.
- Para o formato, pegue um fio de barbante e passe pela bolinha de massa como se fosse um embrulho de presente. Deixe no formato de um asterisco e dê um laço na ponta (no vídeo dá para ver melhor). Não aperte o barbante, pois o pão ainda vai crescer bastante.
- Depois leve para assar no forno pré-aquecido a 200 °C por cerca de 30 minutos ou até dar uma leve dourada em cima.
- Espere esfriar e tire os barbantes. Se não comer tudo no mesmo dia, guarde num saco ou pote vedado.
Uma publicação compartilhada por Guilherme Lima | VEGGUI (@veggui)
Quer conhecer milhares de alimentos, cosméticos, suplementos e outros produtos veganos? Acesse o marketplace Atlantikos, a maior plataforma de produtos veganos do Brasil!
Clique aqui e conheça!