Vegan washing é o termo que utilizamos quando empresas utilizam o veganismo apenas como uma forma de aumentar a lucratividade
O termo vegan washing é utilizado quando uma marca, por exemplo, utiliza o veganismo e suas ideias para passar uma boa impressão e obter lucro, quando ainda possui um histórico atual e contínuo de exploração animal, mesmo que em outros produtos.
Empresas que praticam veganwashing manipulam os consumidores para obter lucro com base na falsa a fim de que se sintam bem com suas decisões aparentemente ecológicas.
Uma pesquisa feita nos EUA mostrou que dois terços dos americanos consideram a sustentabilidade ao fazer uma compra e 47% estão dispostos a pagar mais por um produto sustentável.
Entre os consumidores da Geração Z, esse número salta para 68%.
Ou seja, as empresas sabem que as pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos sustentáveis, mas em vez de vender produtos sustentáveis, elas vendem a ilusão de sustentabilidade e veganismo.
Por isso, é importante estar atento às marcas que você consome.
Por que o vegan washing acontece?
O veganismo vem crescendo, e com ele, a demanda por produtos vegan-friendly.
Agora, empresas que lucram com o sofrimento animal vêm divulgando seus produtos como veganos só para crescer no mercado e ampliar seu público-alvo.
Isso não significa necessariamente que os produtos não são veganos em sua composição. Mas, a precedência deles é um tanto duvidosa.
No caso do vegan washing, é passada ao consumidor uma falsa compaixão pela causa. As propagandas usam o selo vegano sem nenhuma pretensão de diminuir sua contribuição no sofrimento animal.
A indústria “carnista” (expressão popular no mundo vegano que se refere à ideologia envolvida no consumo de carne e exploração animal) se apropria da causa vegana, excluindo a preocupação original e focando no lucro que vem com o crescimento do mercado.
Tal lucro pode ser investido em seu produto original, os derivados da exploração animal.
Portanto, o uso do termo “vegano” nesses casos específicos perde seu significado original e se torna banalizado.
Leia também:
Vegano e plant-based: qual é a diferença?
Como reduzir o seu consumo de carne
Dicas para transitar para o veganismo