O mercado vegano é um dos que mais cresce no mundo e até governos estão investindo no setor.
Neste mês o governo da Dinamarca anunciou a criação de um fundo de investimento chamado The Plant Fund, com um capital de 100 milhões de dólares que será direcionado exclusivamente ao mercado vegano.
Esse fundo investirá em inovações de produtos, alimentos, educação e tecnologia voltados para o veganismo.
A Dinamarca já está criando um ecossistema de inovações veganas com startups como a Naturli, que faz carne vegetal e a Cavi-art que é uma das pioneiras em caviar vegano no mundo.
Mas há ainda muito espaço para crescimento e nascimento de novos negócios. E o The Plant Fund irá contribuir nesse processo.
Veganismo na Europa
Na Europa o mercado vegano está em alta, com outros governos também investindo em fundos da iniciativa privada.
Em 2020 um fundo de investimento financiado pelo governo espanhol investiu 250 mil euros em uma startup de carnes vegetais. E o governo da França investiu 100 mil euros em estratégias para aumentar a produção de proteína vegetal.
Um estudo divulgado em 2021, que analisa a tendência de crescimento do mercado vegano, divulgou que em 2028 o mercado terá um crescimento de quase 10% ao ano.
E outro estudo feito com pessoas de diferentes países da Europa demonstrou que mais da metade dos europeus está comendo menos carne do que antes.
Não é brincadeira, o veganismo está cada vez mais forte e nós da Atlantikos ficamos muito felizes por isso!
Fonte: Plant Based News