Em março desse ano o Brasil alcançou um marco histórico na evolução da produção de energia solar, que é uma fonte renovável e sustentável de energia.
A potência operacional da energia captada pelos raios solares ultrapassou a produção da usina hidrelétrica de Itaipu, atingindo 14 GW (gigawatts).
Esse número considera a soma da produção de grandes usinas com a produção em menor escala, como em telhados e pequenos terrenos.
A Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) divulgou um relatório confirmando que a geração de energia solar no Brasil já trouxe mais de R$ 74,6 bilhões em novos investimentos e já gerou mais de 420 mil empregos.
E além do crescimento financeiro existe também um grande benefício ecológico. Até então foi poupado mais de 18 milhões de toneladas de CO₂ de serem emitidas na atmosfera da Terra. Diminuindo o crescimento do efeito estufa.
No mesmo relatório da Aboslar é indicado que o setor de terá um crescimento acelerado em 2022 e que deve continuar nos próximos anos. Esse crescimento também acontecerá no uso de energia solar por pessoas físicas, e pode ser impulsionado por projetos de lei que incentivarão financiamentos no setor.
Essa é uma feliz notícia para o avanço da sustentabilidade no Brasil e no mundo.