Entre os benefícios do clube estão reservar uma peça por mês mostrada nas lives diárias, descontos e a chance de concorrer a um sorteio para visitar o estoque da Daz.
A necessidade de projetos de circularidade no setor de moda é urgente. Na nossa matéria especial sobre descarte de roupas, trouxemos o dado do Apparel Industry Overproduction Report, conteúdo desenvolvido pela empresa americana ShareCloth, de que são produzidas 150 bilhões de peças por ano na indústria da moda global. No entanto, 30% dessas peças nunca são vendidas.
Essas peças não vendidas acabam sendo incineradas ou são descartadas em aterros clandestinos, formando verdadeiros cemitérios têxteis, como o recente caso das 39 toneladas de roupas deixadas no meio do deserto do Atacama.
Por isso, iniciativas como brechós são importantíssimas para reverter esse cenário, e alguns deles vêm ganhando cada vez mais notoriedade. É o caso do Daz Roupaz, brechó criado pelas irmãs Gabriella Wolff e Julia Wolff em 2016.
O negócio começou de porta em porta incentivando o mercado de segunda mão, se transformou em um box na Teodoro Sampaio, em 2020 ganhou um e-commerce – que fez o lucro do negócio crescer nada menos que 249% – e este ano inaugurou o primeiro ponto físico em Pinheiros e uma loja no Itaim Bibi.
Com mais de 15 mil peças compradas por mês, e 10 mil marcas em seu acervo, o Daz também criou um sistema de compra e venda de suas próprias clientes, incentivando o hábito sustentável de suas consumidoras.
“Somos um brechó de compra de peças e não de consignação, o que facilita muito a vida dos nossos clientes. Qualquer pessoa que chegar na loja pode vender suas peças e receber o pagamento na hora, sem aquele processo burocrático e demorado que acontece em outros lugares. A média de preço dos concorrentes é o triplo do nosso na mesma peça, pois esperam vender para pagar o fornecedor, enquanto nós pagamos na frente”, comenta Julia.
A curadoria é um dos pontos fortes do negócio. As fundadoras avaliam as condições de cada peça, bem como o tempo de lançamento. “Nós vendemos peças que continuam à venda no shopping ou são de coleções recentes e esse é o grande diferencial do Daz Roupaz”, afirma Gabriella.
Na nova fase da marca, a Daz inaugura um clube de moda circular que, entre os benefícios, inclui reservar uma peça por mês mostrada nas lives diárias que acontecem no Instagram oficial da loja (o que antes não era possível), comprar roupas por metade do preço e concorrer a um sorteio para uma visita ao estoque da Daz com uma amiga, para conferir peças exclusivas antes delas chegarem nas lojas.
“O clube faz com que o cliente esteja sempre na moda, com acesso a todos os tipos de peças, por um preço acessível e de forma sustentável”, Gabriella conta.
Fonte: Glamour