A gigante francesa de supermercados Carrefour acabou de lançar o seu primeiro açougue vegano em uma unidade na França.
O modelo venderá carnes vegetais por quilo em vez de embalagens fechadas, como nos açougues tradicionais. Como carne moída vegetal, que será vendida a 12 euros por quilo, e nuggets veganos vendidos a 13 euros por quilo.
As carnes veganas vendidas serão da marca The Vegetarian Butcher, uma pioneira holandesa que hoje pertence ao grupo Univeler.
“Unir esses dois tipos de produtos simplifica a experiência de compra para nossos clientes que desejam se tornar veganos. A segunda grande novidade é que o Carrefour é o primeiro grande varejista a comercializar esses deliciosos produtos que já conquistaram o Burger King”, anunciou o Carrefour em um post nas suas mídias sociais.
O objetivo é testar o retorno do público para começar a expandir o açougue em outras unidades na França e depois exportar o modelo para unidades em outros países.
Veganismo na França
Diferente de países como os EUA e o Reuni Unido, onde o veganismo já atinge mais de 5% da população, na França esse número está ainda próximo de apenas 1%.
Isso se deve principalmente à forte cultura do país em consumir e produzir alimentos de origem animal, como queijos e embutidos.
Mas de acordo com um estudo feito instituto de pesquisa francês Xerfi, as vendas de produtos vegetarianos e veganos no país estão em grande ascensão. Crescendo 17% ao ano e já próximo de atingir um tamanho de mercado de 700 milhões de euros.
Carrefour e o desmatamento brasileiro
A adesão ao açougue vegano também ocorre em meio ao rompimento das relações entre o Carrefour da Europa e o Brasil na compra de carnes.
A rede parou de importar carnes brasileiras para suas franquias europeias em 2020, pela má gestão do governo brasileiro contra o desmatamento na Amazônia.
Fonte: Vegan Food and Living