A dieta pode levar ao desenvolvimento da inflamação crônica, mas o oposto também é possível. Veja 5 alimentos veganos que são naturalmente anti-inflamatórios!
O processo inflamatório é uma resposta natural e saudável do corpo humano.
No entanto, quando essa resposta se torna crônica, isso vira algo prejudicial à saúde.
Continue lendo para entender melhor sobre a inflamação crônica e descobrir 5 alimentos plant-based que podem ajudar a combatê-la!
O que é a inflamação?
A inflamação é uma resposta do sistema imunológico que ocorre no corpo quando as células são sinalizadas para curar danos causados por algo estranho, como um joelho arranhado, um dedo cortado ou uma infecção.
As células de defesa do corpo, glóbulos brancos e outras moléculas de cura, vão para o local do problema a fim de combater as células destrutivas, removendo qualquer atividade indesejada ou detritos.
Esse processo se chama “inflamação aguda” e é uma parte necessária em qualquer tipo de cicatrização.
Quando a inflamação pode ser prejudicial?
A inflamação torna-se prejudicial quando ela é crônica.
Ou seja, quando o corpo continua a chamar todas aquelas mesmas células para agir, mas não há corte, arranhão ou infecção para consertar, então elas começam a prejudicar áreas saudáveis do corpo em vez disso.
Pesquisas sugerem que a inflamação crônica tem consequências graves: pode contribuir para o desenvolvimento de doenças potencialmente fatais, como câncer, doenças cardíacas, diabetes, asma, osteoporose, Alzheimer, entre outras.
A inflamação crônica interna é muito mais difícil de detectar, porque os sintomas muitas vezes são ocorrências diárias familiares com as quais nos acostumamos ou quase não se manifestam.
Falta de energia e letargia geral, desconforto digestivo regular, ganho ou perda de peso, e pele seca e irritada são apenas alguns dos indicadores de um desequilíbrio interno que deve ser averiguado.
O que causa a inflamação crônica?
Existem diversas causas para o desenvolvimento da inflamação crônica.
Algumas pesquisas relacionam a poluição do ar a um sistema imunológico mais reativo e um aumento nas respostas inflamatórias internas.
Microplásticos também são associados à inflamação crônica. Assim como o estresse, tabagismo e falta de atividade física.
O consumo de alguns alimentos, como açúcar, alimentos refinados e processados, gorduras trans e produtos de origem animal, também está relacionado a um aumento da inflamação crônica.
Segundo o Dr. Michael Greger MD FACLM, médico, palestrante de nutrição e autor de best-sellers, “uma única refeição de carne, laticínios e ovos” pode desencadear uma reação inflamatória “em questão de horas”.
Em seu site, NutritionFacts, ele escreveu: “Dentro de 5 ou 6 horas, a inflamação começa a diminuir, mas o que acontece? É hora de comer novamente!”
“Nesse momento, podemos sobrecarregar nossas artérias com outra carga de produtos de origem animal no almoço”, explica ele.
“Nessa rotina, podemos ficar presos em uma zona de perigo de inflamação crônica de baixo grau durante a maioria de nossas vidas. Isso pode nos predispor a doenças inflamatórias como doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer, uma refeição de cada vez.”, finaliza.
No entanto, embora a dieta possa contribuir para a inflamação crônica, também pode reduzi-la.
Para te ajudar, nos separamos 5 dos principais alimentos que você deve incluir na sua dieta para evitar a inflamação crônica!
5 alimentos veganos que combatem a inflamação crônica:
1. Cúrcuma
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma especiaria amarela conhecida por suas propriedades benéficas e a presença do composto chamado curcumina.
A curcumina possui potentes propriedades anti-inflamatórias, que têm sido cada vez mais estudadas por sua capacidade de inibir enzimas pró-inflamatórias e reduzir a produção de citocinas inflamatórias no corpo.
2. Gengibre
O gengibre é uma raiz conhecida por suas propriedades benéficas para a saúde devido, majoritariamente, ao gingerol.
O gingerol, um composto bioativo com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e pode ajudar a aliviar a dor nos sintomas de inflamação crônica.
3. Nozes e sementes
Nozes e sementes, como amêndoas, castanhas, chia e linhaça, são ricos em ácidos graxos ômega-3, que são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias.
Esses ácidos graxos podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, além de auxiliar na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol.
4. Frutas ricas em vitamina C
Frutas como laranjas, limões, kiwis e morangos são ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante que pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo.
A vitamina C possui a capacidade de neutralizar os radicais livres, que são moléculas instáveis que podem causar danos às células e contribuir para a inflamação.
5. Vegetais de folhas verde-escuras
Vegetais como couve, espinafre, acelga e rúcula são ricos em nutrientes, como vitamina K, magnésio e antioxidantes, incluindo carotenoides e flavonoides, que têm propriedades anti-inflamatórias.
Eles também são ricos em fibras, o que pode ajudar a promover a saúde digestiva e reduzir a inflamação.
Leia também:
Cogumelos: tipos, benefícios e receitas
Será que o leite de vaca é saudável?
Benefícios do natto para a saúde