Para seguir uma dieta vegana de sucesso não é necessário gastar muito, confira nossa lista de alimentos nutritivos e saudáveis!
Diferente do que algumas pessoas podem pensar, seguir uma dieta vegana é fácil, saudável e acessível!
Confira nossa lista com 10 incríveis alimentos veganos que você deve incluir no seu dia a dia:
1. Feijão
O feijão é um alimento rico em proteínas e fibras, além de ser muito fácil de encontrar. Por isso, ele é considerado essencial uma boa dieta vegana.
O perfil nutricional de cada tipo de feijão varia, mas, em geral, todos são uma ótima fonte de aminoácidos, os blocos de construção das proteínas.
O feijão também é rico em proteínas e fibras, que podem proteger contra infartos e outras doenças cardiovasculares.
Entre os outros benefícios do grão estão a melhora da saúde intestinal, controle do colesterol e aumento da saciedade.
2. Aveia
A aveia é com certeza um dos alimentos mais acessíveis que você pode incluir na sua alimentação diária.
O cereal é uma boa fonte de nutrientes, incluindo manganês, fósforo, ferro e vitaminas B1 e B5.
Meia xícara de aveia contém aproximadamente 13 gramas de proteína e 8 gramas de fibra. Ou seja, é ótimo para o sistema digestivo e ainda te dá sensação de saciedade.
Além disso, um dos grandes benefícios do consumo de aveia está no fato de que o cereal é rico em beta-glucana, um tipo de fibra que diminui consideravelmente os níveis de colesterol no sangue.
3. Grão de bico
O grão-de-bico pode oferecer uma variedade de benefícios para a saúde, como melhorar a digestão, ajudar no controle do peso e reduzir o risco de várias doenças.
Além disso, ele é rico em vitaminas, minerais, fibras e proteínas, sendo um excelente substituto para a carne em dietas vegetarianas e veganas.
Alguns estudos sugeriram que a qualidade da proteína no grão-de-bico é melhor que a de outros tipos de leguminosas.
Isso ocorre porque o grão ele contém quase todos os aminoácidos essenciais para os seres humanos, exceto a metionina.
4. Lentilha
As lentilhas também podem ser encontradas em inúmeras variedades e são riquíssimas em proteínas, meia xícara do grão contém aproximadamente 12 gramas do nutriente.
Além de ser uma importante fonte de proteínas, a lentilha possui vitaminas do complexo B e minerais, como cálcio e ferro.
Ela também é rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento do trato digestivo, através do crescimento de bactérias intestinais saudáveis, e pode contribuir positivamente para a perda de peso.
5. Amendoim
O amendoim, leguminosa parente do feijão e da soja, é muito popular e 75% dos brasileiros costumam consumi-lo frequentemente.
Embora bastante calórico, o amendoim é um aliado da boa forma. Um de seus principais benefícios para a perda de peso é promover a sensação de barriga cheia.
Além disso, ele ainda fornece grandes quantidades de gorduras benéficas, potássio, magnésio e vitamina E.
6. Brócolis
O brócolis é um vegetal crucífero relativamente acessível, o que o torna uma ótima opção para incluir em uma dieta vegana.
Além disso, alguns estudos sugerem que os vegetais crucíferos podem ajudar a proteger contra certas formas de câncer.
Devido à sua quantidade de vitamina C, glucosinolatos e selênio, o consumo de brócolis ajuda a aumentar as defesas do organismo e a melhorar o sistema imune.
Você pode consumir o vegetal de várias maneiras como cru, cozido, assado ou ainda usá-lo para incrementar receitas.
7. Couve-flor
A couve-flor é um vegetal crucífero e uma incrível fonte de vitamina C, vitamina K e vitamina B6, além de glucosinolatos, isotiocianatos, carotenoides e flavonoides.
Também é uma ótima opção para se usar em dietas de emagrecimento, pois contém poucas calorias e é rica em fibras, ajudando a dar mais saciedade.
De acordo com profissionais da nutrição, o consumo recomendado para a couve-flor trazer benefícios para o nosso corpo é de 4 a 5 porções ao dia.
8. Beterraba
Conhecidas por seu sabor terroso a beterraba é uma raíz rica em fibras, vitamina B9, manganês, potássio, ferro e vitamina C.
Os antioxidantes presentes na beterraba combatem o excesso de radicais livres no organismo, prevenindo os danos às células saudáveis e ajudando a prevenir o surgimento de doenças.
Além disso, a beterraba tem zinco, que turbina o sistema imunológico e defende o organismo de infecções.
9. Banana
As bananas são ótimas para serem utilizadas como um lanche rápido e nutritivo nos dias mais corridos.
Além disso, elas são baratas e podem ser encontradas com facilidade em diversos tipos e tamanhos.
As bananas são ricas em fibras, o que as torna boas para a saúde digestiva, e contém vitaminas B6 e C.
A ciência nutricional aponta que ingerir duas bananas por dia pode trazer benefícios como aumentar a disposição do corpo e reduzir os níveis de estresse.
10. Maçã
A maçã é uma das frutas mais consumidas no Brasil por serem acessíveis e estarem presentes na maioria dos mercados.
Ela é rica em fibras e água, ajudando na sensação de saciedade e melhora o sistema digestivo.
Além disso, é uma ótima fonte de vitamina C, o que contribui para o organismo desenvolver resistência, protegendo o corpo de doenças como gripes e resfriados.
Lembre-se de deixar a casca, pois ela contém a maioria das fibras e polifenóis, que possuem efeito antioxidante. E, esteja atento, maçãs importadas podem apresentar uma cera em seu exterior de origem animal.
Leia também:
Porque você pode estar comendo insetos sem saber
10 alimentos que parecem vegetarianos ou veganos mas não são
Conheça 9 tipos de proteína vegetal