A moda moderna sempre teve alto um alto custo para o planeta. Mas soluções novas buscam mudanças, saiba mais sobre esse novo universo da moda.
Roupas veganas e cruelty-free
Roupas veganas por definição são aquelas que não utilizam nada de origem animal em nenhuma das etapas da sua produção.
A lã, a seda e o couro são exemplos de materiais que para serem produzidos, acabam produzindo sofrimentos aos animais.
Na direção oposta, podemos citar vários tecidos veganos, como o algodão, tecido mais versátil da moda mundial, que consiste numa fibra de origem vegetal.
A celulose e o linho são outros exemplos de fibra vegetal que podem gerar excelentes tecidos. Muitas opções artificiais também são veganas, pois não tem nada de origem animal.
O poliéster e a poliamida, por exemplo, não são naturais, porém são considerados veganos, visto que não produzem nenhum tipo de sofrimento animal.
Conheça nossas roupas veganas, orgânicas e sustentáveis aqui.
Roupas orgânicas
O movimento orgânico surgiu com a preocupação dado o aumento do uso de fertilizantes e pesticidas nas plantações.
Conforme mais se descobre sobre os malefícios produzidos pelo consumo desses venenos por parte humana, mais pessoas procuram alimentação e consumo livre dessas substâncias.
A moda orgânica segue as mesmas regras, evitando qualquer substância química em seu processo de produção, desde a produção da matéria-prima até sua chegada ao consumidor.
Vale ressaltar que roupas orgânicas, além de menor impacto ambiental, também provocam menos alergias, por serem mais naturais e menos tóxicas.
Roupas sustentáveis
Também conhecida como slow fashion, eco fashion, ou moda verde, as roupas sustentáveis consideram todos os processos de produção para levar esse nome.
Esse segmento utiliza tecidos orgânicos ou reciclados, materiais não-tóxicos e corantes naturais em sua linha de produção.
Além disso, os adeptos dessa corrente defendem que as roupas devem ter maior durabilidade, evitando o consumismo desenfreado, e que devem ser reaproveitadas sempre que possível.
Ou seja, para reduzir os impactos do mercado da moda, deve-se repensar sobre o ciclo de vida de cada peça de roupa que consumimos e evitar o desperdício.
Fonte: Calça Thai, Greenme, Urban Flowers.