Você sabia que as máquinas de lavar e secar roupas podem ser muito danosas para o meio ambiente? Leia o post para entender melhor
A máquina de lavar e secar roupas é um eletrodoméstico indispensável para muitas famílias em todo o mundo, facilitando o processo de lavagem de roupas na rotina corrida.
Desde a popularização desses aparelhos na década de 1950, a produção e a distribuição continuaram a crescer, com cerca de 840 milhões deles sendo usados a cada semana em todo o mundo.
No entanto, apesar de sua conveniência, essas máquinas podem prejudicar o meio ambiente por vários motivos, incluindo desperdício de água e energia e poluição.
Lavar roupas pode levar à liberação de microplásticos no meio ambiente, por exemplo.
Embora grande parte dos microplásticos neste processo provenha da indústria têxtil, a máquina também desempenha um papel importante.
Continue lendo para entender todos os impactos negativos da máquina de lavar e secar roupas.
Dados gerais
Segundo a Discover Magazine, a maioria dos estudos cobrindo o assunto desses eletrodomésticos envolvem apenas a máquina de lavar.
No entanto, outras pesquisas acreditam que a secadora pode apresentar outras ameaças ao meio ambiente.
Veja o que se sabe sobre os eletrodomésticos:
- Uma máquina de lavar residencial gasta até 41 galões de água por lavagem.
- As máquinas comerciais podem gastar mais de 34 mil galões de água e até 910 quilowatts de energia por ano.
- Máquinas de lavar residenciais emitem 179 milhões de toneladas de CO₂ por ano.
- Detergentes líquidos e outros produtos usados na lavagem de roupas contribuem para a poluição química e alguns são considerados carcinogênicos.
- Uma secadora é responsável pela liberação de 120 metros de microfibras no ar a cada ano.
Impactos ambientais
Confira a seguir alguns dos efeitos das máquinas de lavar e secar roupas:
Emissões de carbono
Segundo um estudo realizado pelo Journal of Integrative Environmental Sciences, a lavanderia é responsável por até 8,29% das emissões anuais residenciais de carbono apenas nos EUA.
Isso ocorre devido à energia necessária para “alimentar” essas máquinas, só a geração de energia em si responde por até 33% das emissões.
Produtos químicos perigosos
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington, alguns tipos de detergentes líquidos e folhas perfumadas usadas na secagem de roupas contêm químicos perigosos que, se liberados no ar, contribuem para a poluição.
Microplásticos
Estima-se que 60% de todas as roupas fabricadas no mundo usem o petróleo como matéria-prima.
O material dá origem a tecidos como o poliéster e o nylon, que liberam microplásticos quando lavados.
Essas partículas são muito pequenas para serem retidas na filtragem do esgoto e acabam atingindo os oceanos, contaminando peixes e outros animais.
Cientistas de Hong Kong indicam que as secadoras de roupas são as maiores fontes de poluição de microfibras de plástico na atmosfera.
Foi relatado que apenas uma secadora é responsável pela liberação de 120 metros de microfibras, uma categoria de microplásticos soltas pela indústria têxtil e seus produtos, no ar a cada ano.
Como reduzir esses impactos?
Enquanto a indústria da moda não trabalha na confecção de tecidos mais sustentáveis e duráveis, é possível se adaptar para a redução dos impactos ambientais gerados pela lavagem de roupas.
Entre preferir o consumo de roupas de tecidos biodegradáveis, otimizar o tempo de uso da máquina, usar água fria e eliminar a utilização de secadoras de roupas, existem diversos modos de contribuir para a saúde do planeta enquanto usa roupas limpas.
Leia também:
Dicas para um consumo sustentável
Impactos positivos do veganismo no meio ambiente
Turismo vegano: uma viagem consciente