Alimentos orgânicos são cultivados sem o uso de substâncias prejudicais, sendo muito melhores para a sua saúde e para o meio ambiente!
A busca por uma alimentação mais saudável e sustentável leva muitas pessoas a explorar alternativas, e os alimentos orgânicos surgem como uma opção promissora.
Quer saber mais sobre os tipos de alimentos orgânicos, seus benefícios e como identificá-los? Continue lendo!
O que são alimentos orgânicos?
Os alimentos orgânicos referem-se a alimentos cultivados sem o uso de pesticidas, herbicidas, fertilizantes sintéticos ou organismos geneticamente modificados.
Esses alimentos são cultivados em ambientes que promovem a biodiversidade e evitam a contaminação do solo e da água.
Além disso, o processo de produção orgânica prioriza métodos naturais, como compostagem e rotação de culturas, promovendo a sustentabilidade e minimizando impactos ambientais.
Ou seja, ao escolher alimentos orgânicos, você está optando por alimentos puros e livres de resíduos químicos prejudiciais à saúde.
Benefícios de alimentos orgânicos
Os benefícios dos alimentos orgânicos são amplos e abrangem tanto a saúde humana quanto o meio ambiente, confira:
1. Maior riqueza de nutrientes
O primeiro grande benefício de frutas e vegetais orgânicos é a maior riqueza de nutrientes encontrada nesse tipo de alimento. Por serem obtidos por meio de um cuidado mais natural com a qualidade do solo, isso se reflete em um valor nutricional elevado.
2. Origem certificada
Para receber o selo de certificação de alimentos orgânicos, é necessário cumprir uma série de critérios e requisitos, inclusive para o processo de conversão da propriedade da produção convencional para a orgânica, o que pode levar até quatro anos.
3. Livre de agrotóxicos, fertilizantes químicos e alterações genéticas
Alimentos orgânicos são produzidos sem agrotóxicos, fertilizantes sintéticos ou alterações genéticas, que apesar de elevar a resistência às pragas e fazer a semente vingar, também pode resultar em menor valor nutritivo, resíduos tóxicos, contaminação ambiental e outros problemas.
4. Menor impacto ambiental
A questão do impacto ambiental é muito importante e merece destaque no que diz respeito aos alimentos orgânicos. Monoculturas, extrativismo predatório e a contaminação do solo e das fontes naturais de água prejudicam o ecossistema e precisam de investimento em reparos.
5. Estimula o pequeno agricultor
Quando vemos o que são e para que servem os alimentos orgânicos, vemos a sua importância para estimular o agricultor pequeno a se manter competitivo e valorizado. Todo o cuidado que ele tem em utilizar práticas sustentáveis no cultivo é valorizado nesse momento.
Como identificar alimentos orgânicos?
Identificar alimentos orgânicos no mercado é fácil se você conhecer as certificações.
Selos como o “Produto Orgânico Brasil” indicam que o produto atende a padrões específicos de produção orgânica.
Além disso, a leitura cuidadosa dos rótulos e embalagens pode revelar informações sobre os métodos de cultivo utilizados, auxiliando na identificação.
Você também pode adquirir seus alimentos com produtores locais em feiras orgânicas; a conexão direta entre consumidores e agricultores é transparente e constrói uma relação de confiança.
Onde comprar alimentos orgânicos?
No marketplace Atlantikos você encontra várias marcas de alimentos orgânicos e compra direto delas pela plataforma!
Leia também:
O que são produtos orgânicos?
5 dicas para não desperdiçar alimentos
Alimentos veganos anti-stress