Aparentemente, o incêndio na fazenda foi causado devido ao acúmulo de gás metano. A explosão causada deixou 18.000 vacas mortas
Aproximadamente 18.000 vacas foram mortas e uma pessoa ficou gravemente ferida em uma explosão seguida de incêndio em uma fazenda leiteira no Texas.
As vacas estavam em uma área de espera para serem ordenhadas no momento da explosão.
Autoridades locais confirmaram que poucas vacas sobreviveram à explosão, e aquelas que sobreviveram podem ter sofrido ferimentos que exigirão sua eutanásia.
Um trabalhador da fazenda leiteira foi resgatado pelos bombeiros e levado para o hospital em condição crítica, mas estável.
A causa da explosão ainda não foi determinada, mas relatos indicam que o superaquecimento de uma máquina desencadeou a explosão de metano.
“A especulação é que tenha sido um ‘honey badger’, que é um vácuo que suga o esterco e a água. Possivelmente, ele superaqueceu e o metano e outros gases inflamáveis se espalharam, causando a explosão e o incêndio”, disse o xerife do condado de Castro, Sal Rivera, a um veículo de notícias local.
Acredita-se que seja o incêndio mais mortal envolvendo gado leiteiro na história dos Estados Unidos, superando dramaticamente o recorde anterior, quando um incêndio em uma fazenda leiteira no norte do estado de Nova York matou 400 vacas em 2020.
A explosão gerou uma enorme nuvem de fumaça preta no ar, e testemunhas relataram haver o que parecia ser neblina na rua.
Fonte: Plant-based News
Leia também:
Quais países emitem mais CO² na atmosfera?
A escola vegana de Uganda
60% das proteínas consumidas em 2040 não serão animais