Em 2023, a venda de automóveis elétricos e híbridos cresceu em 55,5% no Brasil comparado ao mesmo período no ano de 2022!
O mercado de veículos com baixa emissão de poluentes está em ascensão no Brasil. Em março, foram registrados 5.989 carros elétricos emplacados, representando um aumento de 55,5% em relação ao período homólogo.
O setor de veículos eletrificados mostra um crescimento constante nos últimos anos, com um aumento de 43% nas vendas entre 2021 e 2022.
O primeiro trimestre de 2023 consolidou-se como o melhor da série histórica, com 14.787 veículos eletrificados leves vendidos, um aumento de 50% em comparação ao mesmo período de 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve).
Os veículos eletrificados leves incluem os híbridos plug-in (BEV e PHEV) e os híbridos não plug-in (HEV), que englobam automóveis, comerciais leves, utilitários e SUVs.
Ao analisar especificamente os veículos elétricos plug-in (aqueles que podem ser recarregados por conector externo), o crescimento foi de 194% na comparação entre março de 2023 e 2022.
Foram vendidas 2.172 unidades de PHEV (híbridos plug-in) e 587 unidades de BEV (veículos 100% elétricos a bateria).
Já os veículos elétricos híbridos não plug-in (HEV) tiveram 3.230 unidades emplacadas.
Os veículos híbridos não plug-in ainda lideram o mercado de veículos eletrificados no Brasil, impulsionados principalmente pelos modelos flex que utilizam etanol como combustível.
No entanto, a participação desses veículos no mercado ainda é baixa, representando apenas 3,37% do total.
A adoção de veículos elétricos, especialmente em frotas de caminhões e transporte público coletivo, pode contribuir para a redução da poluição, do ruído e, consequentemente, para a melhoria da saúde da população em geral.
Apesar dos benefícios e dos números promissores para a mobilidade elétrica no Brasil, a participação desses veículos no mercado ainda é baixa, sendo um dos principais desafios o alto preço e a falta de infraestrutura de recarga.
Segundo a ABVE, havia cerca de 2.950 eletropostos públicos e semipúblicos no país em dezembro de 2022, e os empresários do setor preveem que haverá pelo menos 10 mil até 2025.
Uma aliança de empresas brasileiras está buscando impulsionar a produção, adoção e infraestrutura para veículos elétricos.
“A infraestrutura precisa proporcionar uma experiência ideal para o usuário, de forma que o processo de recarga seja o mais semelhante possível ao abastecimento de combustível. Por isso, a infraestrutura de carregamento ultrarrápido (carregadores com potência superior a 150 kW) é estratégica para a adoção em larga escala de veículos elétricos”, afirmou a empresa Siemens em nota.
Em 2022, foi lançada a primeira rota de carregadores rápidos para veículos elétricos no Sul do Brasil
Fonte: Ciclo Vivo
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