Uma pesquisa concluiu que peixes se reconhecem, sugerindo que a autoconsciência pode ser uma característica presente em muitas espécies marinhas
Um novo estudo descobriu que alguns peixes são capazes de se reconhecer em imagens e superfícies reflexivas, o que os pesquisadores afirmam que indica autoconsciência.
Cientistas da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, estudaram a espécie de peixe limpador e usaram o “teste do espelho” para conduzir a pesquisa.
O teste funcionou da seguinte forma, os animais viram um reflexo de si antes de terem uma marca desenhada em seus corpos.
Em seguida, quando colocados novamente em frente ao espelho, os cientistas observaram que os peixes tentavam tocar na marca.
No geral, os peixes testados tiveram uma taxa de aprovação de 94%, com 17 de 18 peixes passando no teste do espelho.
Além disso, posteriormente, os peixes que passaram no teste do espelho viram fotos de si mesmo e, mais uma vez, pareceram identificar serem eles próprios.
No total, 10 peixes viram as imagens de si e de estranhos dentro de sua espécie.
O peixe limpador agiu agressivamente em relação às fotografias de indivíduos desconhecidos, mas não fez nenhum movimento em relação às suas próprias imagens.
Isso levou os cientistas da Universidade Metropolitana de Osaka a tirarem conclusões significativas, a principal delas é que os peixes podem construir uma imagem mental de si mesmos da mesma forma que os humanos.
Fonte: Plant-based News
Leia também:
Proibido o uso de animais para testes
Filme disponível na Netflix critica a exploração animal
Jerome Flynn fala sobre vídeo mostrando abate de porcos