Com layout modular, o projeto pode ser base para outras construções e os materiais chegarão ao mercado em breve.
Madeira, micélio, algas marinhas, palha e fibras vegetais, além de terra e resíduos encontrados em esgotos são a base desta casa projetada pelo estúdio de ecodesign holandês Biobased Creations.
Batizado de “A visão além da construção”, em tradução livre, o projeto foi apresentado durante a Dutch Design Week, na cidade de Eindhoven, nos Países Baixos.
Segundo o estúdio, apenas os parafusos de metal e as janelas de vidro não fazem parte do grupo de biomateriais, ou seja, não são materiais de origem biológica.
Na estrutura do teto, por exemplo, há a presença de um composto feito por flores, as paredes contam com grama e as portas são revestidas por uma madeira formada por milho.
Já o banheiro exibe materiais feitos de azulejos de esgoto e algas combinados a um sistema de compostagem emoldurado por uma parede de lodo de esgoto impresso em 3D.
Com um design modular, a maioria da residência foi materializada em uma fábrica, e o layout pode ser base para outras diversas construções.
A intenção do projeto é apresentar alternativas sustentáveis para a construção de casas comuns, e de acordo com o Biobased Creations, os materiais aplicados no projeto chegarão ao mercado em breve.
Fonte: Casa Vogue