Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estima que até 2024 o Brasil tenha até 620 mil residências com painéis solares residenciais. Vem saber porque a sua precisa ser a próxima!
Investimento x Retorno
A instalação dos painéis de energia solar são um investimento que pode aumentar significativamente o valor de um imóvel, pois diminui o valor da conta de energia, além de promover independência da rede de distribuição.
O valor total do sistema fica em torno de R$16mil, segundo a coordenação da campanha de Energias Renováveis do Greenpeace.
Ainda segundo a ONG, o retorno do investimento se dá em 7 anos, além de aumentar o valor de venda do imóvel.
Financiamento e Incentivos
O Greenpeace tem batalhado junto aos governos estaduais e ao federal, tanto para diminuir impostos sobre as placas e sua instalação, quanto para melhorar condições de pagamento.
“Durante anos, o governo federal subsidiou com juros zero a compra de veículos novos. Se fez isso para a compra de um bem que gera um grande impacto negativo ao meio ambiente, não existe motivo de não termos uma política semelhante para a energia solar.”
Afirma Bárbara Rubim, coordenadora da ONG no Brasil em 2017.
Economia e Sustentabilidade
Uma das vantagens do painel solar é que o excedente da energia gerado pode ser estocada e até usada como créditos de energia junto a distribuidora regional.
Apesar das diversas vantagens, e de se mostrar um investimento com ótimo retorno, a energia solar ainda é utilizada quase que exclusivamente por casas de alto padrão no Brasil.
Por esse motivo, vários projetos estão em trâmite para levar os painéis a comunidades carentes e periferias, a fim de baratear e tornar a energia mais acessível a todos!