Material genético do animal ameaçado de extinção será colhido e armazenado para futuras reproduções
O projeto
A associação Mata Ciliar (mataciliar.org.br), conduz um projeto pioneiro para a conservação do maior felino das Américas, a onça-pintada.
O projeto consiste em criopreservação do sêmen e inseminação artificial, iniciando pela coleta e armazenamento do material genético de machos da espécie e posteriormente a inseminação de fêmeas.
Ao todo, considerando todas as etapas, o projeto levará mais de 3 anos para sua conclusão.
A iniciativa ocorre em colaboração com o Center for Research of Endangered Species, ou em português, Centro de Pesquisa de Espécies Ameaçadas, de Cincinnati, nos EUA.
Além da ONG brasileira e do Centro de pesquisa estadunidense, a campanha conta com o apoio da Universidade federal do Mato Grosso.
A técnica da preservação seminal por meio de criogenia já obteve bons resultados na preservação e reprodução in vitro de tigres siberianos entre outros animais ameaçados de extinção.
O que é Criogenia?
A palavra criogenia é de origem grega e significa “produção de frio”. Atualmente, o termo define o ramo que estuda o congelamento de materiais.
Atualmente, o processo vem sendo amplamente utilizado na preservação de células, tecidos ou embriões, podendo ser mantidos inalterados por tempo indefinido.
Enquanto não conseguimos a preservação das espécies pelo respeito e cuidado com seus habitats, contamos com a tecnologia para que espécies importantes não deixem de existir.
Fonte: Blog do frio, Wikipedia, Mata Ciliar, UFMT.