Contribuindo para a coleta seletiva, podemos diminuir a exploração dos recursos naturais e a poluição dos solos e das águas.
A coleta seletiva é um mecanismo que facilita o processo de descarte de resíduos.
A Coleta Seletiva é um mecanismo de recolha dos resíduos, os quais são classificados de acordo com sua origem e depositados em contentores indicados por cores.
Ou seja, eles podem ser resíduos orgânicos ou materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, dentre outros.
Deve ser ressaltado que a palavra “resíduo” designa descartes que podem ser reciclados ou reutilizados e “rejeito” se refere aos descartes que não possuem mais nenhuma utilidade.
Ainda há muitos desafios para que a reciclagem se torne, de fato, uma prática na rotina dos brasileiros. Diariamente, a quantidade de lixo produzida no país ultrapassa 130 mil toneladas!
Se a população separasse o lixo em reciclável e comum, 40% dos produtos poderiam ser aproveitados. Atualmente, apenas 7% são reciclados.
Importância da coleta seletiva
A coleta seletiva representa a forma mais adequada e ecológica para o descarte de resíduos. Através da possibilidade de reciclagem de diversos materiais, ela evita a poluição dos solos e dos oceanos.
Todo o caminho do lixo até seu destino é de grande importância, pois o resíduo descartado incorretamente causa impacto negativo no meio ambiente.
Em áreas urbanas, o lixo que não foi coletado devidamente pode se acumular em locais inadequados formando focos de insetos geradores de doenças, como os mosquitos.
Além disso, o vento e a chuva podem transportar o descarte para mares e rios. Assim, há a possibilidade de que o plástico entre na cadeia alimentar dos animais.
A coleta seletiva tem um papel fundamental em:
- Promover uma maior conscientização sobre as questões ambientais
- Possibilitar o reaproveitamento de materiais
- Evitar o desperdício dos recursos naturais não-renováveis
- Melhorar a economia
- Gerar mais empregos
- Prolongar o tempo de vida útil dos aterros sanitários
- Evitar a poluição do solo e da água
Código das cores
Foi estabelecido pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), na Resolução N.º 275/2001, um código de cores para diferentes tipos de resíduos na coleta seletiva.
Azul: papéis e papelões
Verde: vidros
Vermelho: plásticos
Amarelo: metais
Marrom: resíduos orgânicos
Preto: madeiras
Cinza: materiais não reciclados
Branco: lixos hospitalares
Laranja: resíduos perigosos
Roxo: resíduos radioativos
Além dos coletores específicos para cada tipo de material, existem resíduos como: óleo usado, pilhas, baterias, rolhas etc. Geralmente, as próprias empresas que trabalham com esses produtos os recebem de volta após usados.
Tecnologia auxilia na coleta seletiva
Caso a sua prefeitura não possua coleta seletiva, você não precisa esperar até a disponibilização do serviço para dar o descarte mais adequada para seus resíduos.
Existem empresas que são especializadas em facilitar a implantação da coleta seletiva e a gestão consciente de resíduos. Elas, em sua maioria, oferecem os serviços para condomínios e empresas.
Além disso, com a avanço da tecnologia, ficou muito mais fácil contribuir com a coleta seletiva! Alguns aplicativos disponibilizam e facilitam a obtenção do serviço. Selecionamos, aqui, alguns deles:
Cataki
Cataki é um aplicativo que conecta catadores de materiais recicláveis a você. Basta agendar uma coleta pelo app que o catador mais próximo da sua localização irá até o local.
Reciclagem de Plásticos
O Reciclagem de Plásticos permite localizar pontos de entrega voluntária e está disponível em 61 cidades e em 20 estados brasileiros. Basta preencher sua localização e ele apontará os pontos de reciclagem mais próximos.
Rota da Reciclagem
Rota da Reciclagem mostra, de forma didática, como funciona a separação e a entrega de embalagens “longa vida”. O aplicativo também informa onde estão as cooperativas e empresas que compram esse tipo de resíduo.
Recicle.me
Recicle.me possui proposta similar ao Cataki, ele permite que você disponibilize informações sobre seu tipo de resíduo no app, e encontre alguém que pode retirá-lo e transformá-lo em algo útil.
Descarte Rápido
O Descarte Rápido mapeia a localização de todos os pontos de coleta próximos a você e mostra serviços e produtos que podem contribuir com menos lixo em aterros sanitários.
É importante que cada pessoa faça sua parte na hora de descartar o lixo que produz. A separação correta dos materiais permite que os recicláveis cheguem corretamente aos locais no quais podem ser reaproveitados.
Dessa forma, os resíduos que seriam completamente descartados, gerando mais poluição, retornam à cadeia econômica.
O ciclo de reciclagem torna o planeta mais sustentável através da diminuição na exploração dos recursos naturais.