Você já conhece o natto? Esse superalimento de origem japonesa pode proporcionar diversos benefícios para a sua saúde, confira!
Apesar de pouco conhecido no Brasil, o Natto tem ganhado destaque devido aos seus benefícios para a saúde.
Este superalimento é feito de soja fermentada e fazia parte da dieta de grande parte da população japonesa, embora hoje o seu consumo tenha diminuído.
Continue lendo para conhecer melhor o natto e descobrir quais são seus benefícios para a saúde!
Origem do natto
Segundo o professor Samuel Yamashita, especialista em história japonesa da Pomona College em Claremont, Califórnia, o natto foi introduzido no Japão pela China durante o período Nara (710 – 784).
No entanto, só se tornou popular durante o período Kamakura (1192 – 1333), quando a aristocracia e os guerreiros começaram a consumi-lo regularmente.
Durante o período Edo (1603 – 1867), o natto tornou-se um elemento essencial na dieta japonesa, aparecendo em livros de receitas e sendo consumido diariamente.
Inicialmente, ele era preparado enrolando soja cozida em palha de arroz, que continha a bactéria Bacillus subtilis responsável pela fermentação.
No entanto, no século XX, os cientistas conseguiram isolar essa bactéria, modernizando a produção do natto e eliminando a necessidade da palha de arroz.
Atualmente, o preparo do natto é menos complexo e o alimento pode ser encontrado em mercados em todo o Japão.
Benefícios do consumo de natto
1. Fortalece o sistema imunológico
O natto pode reduzir o risco de infecção e promover uma recuperação mais rápida em caso de doença.
Outros componentes desse superalimento probiótico, como o zinco, selênio, vitamina C e ferro, também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
2. Previne doenças cardíacas
O natto é rico em fibras e probióticos, auxiliando na diminuição dos níveis de colesterol.
Além disso, a fermentação da soja produz uma enzima chamada nattokinase, que auxilia na dissolução de coágulos de sangue e reduz a pressão sanguínea.
3. Melhora a digestão
O fato de o natto ser um alimento fermentado faz dele um probiótico.
Isso quer dizer que ele contém bactérias benéficas para a flora intestinal, que ajudam a manter a saúde do sistema digestivo e reduzem a sensação de gases, constipação, diarreia e inchaço.
4. Fortalece os ossos
Uma porção de natto pode fornecer 22% do valor recomendado de cálcio a ser consumido diariamente.
Além disso, ele é uma importante fonte de vitamina K2, que é responsável por levar e manter o cálcio nos ossos.
5. Melhora a aparência da pele
O natto é uma excelente fonte de pirroloquinolina quinona, um antioxidante poderoso que ajuda a proteger a pele contra o estresse oxidativo.
Além disso, os antioxidantes presentes no natto também ajudam a estimular a produção de colágeno, um componente vital para manter a pele firme e tonificada.
6. Pode prevenir o câncer
Estudos indicam que as isoflavonas presentes no Natto, feito de soja fermentada, podem contribuir para a prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de mama, gastrointestinal e de próstata.
Outros estudos associam a vitamina K2 à redução do risco de câncer no fígado e próstata.
7. Mantêm a saúde do cérebro
Os probióticos, assim como o natto, têm demonstrado benefícios na redução do estresse, melhora da memória e alívio de sintomas de ansiedade e depressão.
Além disso, esses microrganismos podem ser eficazes no controle do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Leia também:
9 alimentos veganos ricos em cálcio
Benefícios comprovados da dieta plant-based
Conheça livros sobre dieta vegana, vegetariana e plant-based