Especialistas britânicos estão preocupados, apesar de haver um grande aumento no consumo de alimentos veganos, o consumo de carne não está em declínio
O aumento acentuado nas vendas de alimentos à base de plantas no Reino Unido não resultou em um declínio semelhante nas vendas de carne, segundo um novo estudo.
Pesquisadores da Universidade de Surrey analisaram as vendas dos supermercados do Reino Unido durante o Veganuary 2021.
Eles descobriram que as vendas semanais médias de alimentos à base de plantas cresceram 57%. Não houve, no entanto, qualquer redução nas vendas de carne.
“Nosso estudo sugere que, embora as campanhas lideradas pelo varejo estejam impulsionando o aumento das vendas de produtos à base de plantas, ainda não estamos vendo a substituição da carne em escala, o que é fundamental para impulsionar o progresso em direção a dietas saudáveis e sustentáveis”, disse Joanna Trewern, principal autora do estudo.
Trewern também argumentou que os varejistas “têm um papel importante a desempenhar para permitir a adoção de dietas mais saudáveis e sustentáveis”.
Ela acrescentou: “É ótimo vê-los agindo, mas é necessário mais para reduzir nossa dependência de carne e laticínios”.
Por que as pessoas estão abandonando a carne?
Muitas pessoas param de comer carne devido à crueldade animal, mas um número crescente faz isso por preocupações ambientais.
A pecuária é responsável por pelo menos 14,5% das emissões de gases de efeito estufa, é também uma das principais causas de desmatamento, perda de biodiversidade e esgotamento de recursos.
Um estudo de 2018 da Universidade de Oxford, por exemplo, disse que o consumo de carne bovina deve ser reduzido em 90% no mundo ocidental para evitar o colapso climático.
“Para haver alguma chance de atingir as metas de mudança climática do Reino Unido, governo, empresas de alimentos, sociedade civil, cientistas e profissionais de saúde precisam trabalhar com urgência para implementar planos de ação e políticas que possam proporcionar mudanças rápidas e sustentadas”, disse Trewern.
Fonte: Plant-Based News
Leia também:
Reino Unido investirá £20 milhões para desenvolver proteínas veganas
Veganismo diminui risco de câncer
Veganos não comeriam carne cultivada