As embalagens sustentáveis são beneficiais para o meio ambiente e para a saúde, saiba tudo sobre elas!

As embalagens sustentáveis são uma forma de diminuir os danos causados pela poluição no meio ambiente e na saúde humana.
Para serem consideradas sustentáveis, as embalagens devem seguir três critérios:
- Serem feitas de um material orgânico, reciclável ou biodegradável.
- Serem produzidas com baixo uso de energia e de recursos naturais.
- Causarem mínimo impacto ambiental após o descarte.
Esses parâmetros podem ser medidos através da Avaliação de Ciclo de Vida de produtos, uma técnica desenvolvida para verificar o impacto dos produtos no meio ambiente.
Embalagens sustentáveis
Conheça 8 tipos de embalagens sustentáveis e saiba todos os prós e contras:
1. Embalagem de vidro
As embalagens feitas de vidro são altamente recicláveis, podendo ser reutilizadas inúmeras vezes se forem descartadas corretamente.
Além disso, o vidro é um material não tóxico, o que significa que não libera substâncias nocivas para o conteúdo armazenado.
As únicas desvantagens das embalagens de vidro é que são mais pesadas e frágeis, o que pode aumentar os custos e riscos no transporte.
2. Embalagem de alumínio
A principal vantagem da embalagem de alumínio é a sua capacidade de reciclabilidade, contribuindo para a redução do consumo de energia e recursos naturais.
O alumínio também é um excelente isolante térmico, permitindo a preservação da qualidade e frescor dos alimentos.
No entanto, a produção de alumínio a partir da extração da bauxita consome energia em excesso e causa impactos ambientais significativos.
3. Embalagem de papel reciclado
As embalagens feitas de papel reciclado são uma opção sustentável, já que contribuem para a redução do desmatamento e para o reaproveitamento de materiais já existentes.
Além disso, o papel é facilmente reciclável e biodegradável, diminuindo o impacto ambiental.
Um contra das embalagens de papel reciclado é o fato de apresentarem menor resistência e durabilidade em comparação a outros materiais, o que pode limitar suas aplicações.
4. Embalagem de fécula de mandioca
As embalagens feitas de fécula de mandioca são uma inovadora alternativa sustentável e biodegradável.
Elas são produzidas a partir de matéria-prima renovável, a mandioca, e podem se decompor naturalmente, evitando o acúmulo de resíduos no meio ambiente.
No entanto, essas embalagens podem ter custos de produção muito mais altos em comparação aos materiais convencionais.
5. Embalagem de fibra de coco
As embalagens de fibra de coco são uma opção sustentável por serem um produto do upcycling.
A fibra de coco é um subproduto da indústria do coco, e sua aplicação na fabricação de embalagens cria produtos compostáveis e resistente à umidade.
A disponibilidade limitada e a logística de produção são os grandes desafios a serem superados para ampliar o uso dessas embalagens.
6. Embalagem de cogumelos
As embalagens feitas de cogumelos são uma inovação promissora, elas são feitas de micélio, a parte vegetativa dos cogumelos.
Além de compostáveis, as embalagens de cogumelos são moldáveis e podem se adaptar a diferentes formas e tamanhos.
No entanto, a escala de produção e os custos ainda são problemas a serem enfrentados na disseminação dessa alternativa sustentável.
7. Embalagem de furanoato de polietileno
O furanoato de polietileno (PEF) é produzido a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, sendo totalmente reciclável.
Ele também tem maior resistência à permeabilidade de oxigênio e dióxido de carbono em comparação com o PET, um tipo de plástico amplamente utilizado.
O problema no uso de embalagens de furanoato de polietileno, é o fato de que a produção em escala comercial e a infraestrutura de reciclagem ainda estão em processo de desenvolvimento.
8. Embalagem de plástico PLA
As embalagens feitas de ácido polilático (PLA) são uma alternativa biodegradável, compostável e produzida a partir de fontes renováveis, como o milho ou a cana-de-açúcar.
Essas embalagens têm a vantagem de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e apresentam menor impacto ambiental em comparação com plásticos tradicionais.
No entanto, infraestruturas para reciclagem do PLA são limitadas e a degradação desse material exige condições específicas para ocorrer eficientemente.
Leia também:
E-fuel: conheça o combustível do futuro
Upcycling: criatividade e sustentabilidade
Bioplástico, Plástico biodegradável e Plástico oxibiodegradável