A pesquisa concluiu que adeptos a uma dieta plant-based são mais felizes do que aqueles que consomem carne e derivados de animais
De acordo com uma pesquisa publicada no Nutrition Journal, seguir uma alimentação vegana ou vegetariana pode te fazer mais feliz.
É possível que adeptos a dieta plant-based tenham menos indícios de depressão, ansiedade e pensamentos negativos do que pessoas que consomem carne.
Posteriormente ao estudo, os cientistas acreditavam que o grupo que consumia proteína animal iria ser mais feliz devido ao consumo de ômega-3, um ácido graxo que demonstra benefícios tanto na saúde mental como na geral.
No entanto, isso mostrou-se incorreto, já que o grupo de veganos e vegetarianos apresentou, em um contexto geral, maior nível de felicidade.
Outra pesquisa, feita pela organização Tracking Happiness, também chegou à conclusão de que quem seque uma alimentação plant-based é mais contente com a vida.
Esse estudo contou com a participação de 11 mil pessoas e mostrou que os veganos e vegetarianos são 7% mais felizes do que pessoas que comem carne.
A ciência explica
Um dos motivos para a felicidade dos veganos e vegetarianos pode der o alto consumo de vegetais que são ricos em micronutrientes essenciais para o organismo e importantes para as funções mentais.
Além disso, o efeito dos antioxidantes de alguns vegetais também foi apontado como motivo da felicidade, já que eles possibilitam a diminuição do estresse oxidativo.
As vitaminas C e B9 que estão presentes em vários vegetais, por exemplo, são ricas em antioxidantes que ajudam a regular a transmissão de dopamina a serotonina no organismo.
A dopamina é um neurotransmissor responsável pelo prazer, satisfação, motivação e habilidade de nos fazer pensar, e serotonina age diretamente no humor, bem-estar e felicidade do ser humano.
Outro fator importante para a saúde mental é a ingestão de fibras alimentares.
Enquanto a permeabilidade do intestino pode resultar em episódios depressivos, a fibra alimenta bactérias que ajudam no seu revestimento.
A fibra também tem propriedades anti-inflamatórias, que diminuem os sintomas de depressão de ansiedade.
Consciência leve e sustentável
Outro motivo para a prevalência da felicidade em indivíduos que seguem uma dieta vegana ou vegetariana é o cuidado com o meio ambiente.
Segundo a pesquisa da Tracking Happiness, 32% dos veganos afirmaram que o meio ambiente era a sua maior inspiração para a adoção da dieta plant-based.
Ou seja, as escolhas conscientes e sustentáveis de veganos e vegetarianos podem refletir na saúde mental.
Leia também:
10 alimentos veganos nutritivos e acessíveis
10 alimentos que parecem vegetarianos ou veganos mas não são
Alimentação vegetariana e vegana para bebês e crianças